CAPACITAÇÃO SOBRE ESCUTA ESPECIALIZADA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Aconteceu na manhã da última terça-feira, 11 de outubro, no Centro Social Urbano, o primeiro encontro do Curso de Capacitação sobre Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência. A escuta especializada é uma metodologia de entrevista sobre uma possível situação de violência contra crianças e adolescentes, com objetivo de garantir a proteção e o cuidado da vítima.

O curso foi ministrado pela profissional Sra. Tania Mara Minetto, qual acontecerá no decorrer dos meses de outubro e novembro, contando com a presença da assistente social do CRAS de Média e alta complexidade, membros do conselho tutelar, enfermeira, psicóloga, diretores, professores, membros do CMDCA e profissionais da GERED. Conforme informações, o curso tem como objetivo, preparar para a compreensão e implantação da Escuta Especializada pela rede de proteção, garantindo o trabalho intersetorial de forma humanizada, visando na garantia da proteção de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Conforme a lei 13.431/2017 e o Decreto 9.603/2018.

Dentre os conteúdos abordados no curso estão, o plano de ação Programa Criança Protegida, o que é o Comitê Gestor e como criá-lo, formação do Comitê de Gestão Colegiada, a importância do CMDCA na coordenação do processo, como implantar a Escuta Especializada junto ao Município, a Lei nº 13.431 da Escuta Especializada e Depoimento Especial e suas implicações, diferença entre Revelação espontânea, Escuta Especializada e Depoimento Especial, o que é a Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes, Escuta Especializada e a Rede de Proteção, Oficina prática de identificação da Rede Municipal e da articulação da rede, definição de fluxos e protocolos para a escuta.