DIA DE CAMPO EM GADO LEITEIRO

A Epagri de Riqueza, em parceria com a Secretaria de Agricultura do município, promoveu no último na última quinta-feira, 07 de julho, o Dia de Campo em Gado Leiteiro, o encontro aconteceu na na Linha Anta Gorda, na propriedade da família Barichello, contou com a participação da Médica Veterinária Verdiane Orsolin, o Engenheiro Agrônomo Ederson Secchi, Secretário de Agricultura Marcos Garlet, Engenheiro Agrônomo da Epagri Luiz Jornada Do Amaral, do Engenheiro Agrônomo da Epagri Douglas Gato e de 15 agricultores.

A atividade foi realizada na propriedade onde ocorre sucessão familiar, o jovem foi participante do curso de Juventude Rural realizado no ano de 2019 no município de Riqueza. Na propriedade está em implantação a proposta da Epagri para produção de leite, formando áreas de pastagens perenes, corrigindo a fertilidade do solo e piqueteamento das áreas.

O Engenheiro Agrônomo Douglas Gato, apresentou a proposta de produção de leite sustentável com resultados de mais de 20 anos de pesquisa, focando em planejamento de propriedade, objetivando uma produção de leite com oferta de alimento de 70% oriunda da pastagem perene e colhendo como resultados ao produtor a redução de custo e mão de obra, aumento de renda, otimização dos recursos ambientais disponíveis.

A Médica Veterinária Veridiane Orsolin abordou a questão do período de transição em vacas de leite, período que abrange três semanas antes e três depois do parto e representa grande desafio para os animais pelas alterações fisiológicas e metabólicas que ocorrem, sendo determinante no sucesso da lactação subsequente. A adoção de manejo apropriado e fornecimento condições favoráveis de ambiente se fazem altamente viáveis nessa fase, reduzindo a incidência de doenças e melhorando os índices produtivos e reprodutivos, ainda, evitando descartes precoces ou morte de animais, consequentemente a rentabilidade da propriedade rural.

A Secretaria de Agricultura e Administração Municipal de Riqueza juntamente com a Epagri, agradece a todos que participaram do Dia de Campo em Gado Leiteiro.