V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL

Na tarde da última quinta (17), a Secretaria Municipal de Saúde realizou a V Conferência Municipal de Saúde Mental de Riqueza, tendo como tema central “A Política de Saúde Mental como direito”. A Conferência foi ministrada pela psicóloga Cynthia R. Ferraboli Especialista em Saúde Coletiva e Estratégia da Saúde da Família. Entre os participantes estavam profissionais da saúde do município, autoridades como o prefeito Renaldo Mueller, secretários e demais servidores das secretarias municipais.

A V Conferência Municipal de Saúde Mental de Riqueza tem como objetivo reunir usuários, trabalhadores, prestadores e gestores do SUS, para discutir e refletir sobre as condições de saúde mental da população e a gestão do SUS, expressando posições e votando questões orientadoras do Sistema.

Na oportunidade, houve pronunciamento de autoridades presentes, em seguida à palestra ministrada pela psicóloga Cynthia Ferraboli com o tema Cuide de você, cuide da sua mente. Após a palestra os participantes foram divididos em quatro grupos, para a elaboração de propostas de soluções para questões apresentadas nos eixos, as quais serão encaminhadas para a etapa Macrorregional da Conferência. Também foi realizada a eleição e apresentação dos delegados para a Conferência Regional de Saúde.

Para a psicóloga Cynthia R. Ferraboli “conferências são espaços democráticos, nos quais sempre admirei, pois contribuem para elaboração de políticas públicas e partilha de saberes. Portanto, pela primeira vez, discutindo a saúde mental, fato que, proporciona primeiramente a nossa equipe, falar sobre autocuidado emocional, principalmente pós pandemia, qual aumento o estresse, a ansiedade, pensamentos negativos, raiva, conflitos pessoais, sociais e econômicos”.

Após o encerramento da Conferência Municipal de Saúde Mental, os colaboradores da saúde foram convidados a se dirigir ao Ginástica Esporte Clube participar de uma aula de yoga.