ENCONTRO DO GRUPO DE GESTANTES

Na manhã desta Quarta Feira, dia 01 de junho, nas dependências da sala de reuniões da Unidade de Saúde, a equipe do CRAS, realizou uma palestra sobre a “Romantização da Maternidade”.

A romantização da maternidade, é criar descrições fantasiosas pouco conectadas com a realidade, romantizá-la é acreditar que será como um conto de fadas em que a mãe acaba por não ter espaço para sentir-se cansada, frustrada, com medos e dificuldades.

Segundo a Psicóloga Kátia Aline Bergmann, falar sobre esse tema não é tão comum, pelo simples fato de que para a sociedade em geral, a maternidade ou gestação é algo que deve sempre ser visto como satisfatório, prazeroso e não é sempre assim, ela traz um turbilhão de sentimentos e sensações que não são sempre prazerosos. O puerpério é um momento delicado na vida da mãe, e pode trazer sofrimentos psíquicos intensos, se não olhar para essa mãe de forma humanizada e com entendimento de que mães também cansam, choram, ficam tristes, cansam, desanimam, enfim, o acolher essa mãe é de extrema importância.

O CRAS ponderou em trazer este tema, por ser importante a conscientização de que maternar e gestar é um ato lindo de amor, mas dói, o corpo e a alma, tanto é um tema importante, como delicado, pois a sociedade e as pessoas possuem receio de falar sobre isso, as vezes por medo e por falta de conhecimento.

Além do romantizar a maternidade, orientamos sobre o puerpério, rede de apoio, amamentar, experiências individuais e que não devemos nos culpar por sentimentos de dor, medo, culpa diante da maternidade, pois são sentimentos presenciados em várias mães, pena que muitas vezes silenciadas.