NOVOS OLHARES – DO LIXO A ARTE

Aos 12 dias do mês de setembro, a professora de artes Carla Marquardt iniciou o projeto Novos olhares – Do Lixo à Arte com as turmas do CMEI Gessy Spier Averbeck. Como objetivo principal o projeto prevê a conscientização em relação a produção, descarte e uso do lixo.

Os alunos foram nomeados Protetores do Meio Ambiente, receberam coletes e medalhas para reforçar a importância do cuidado com o meio ambiente desde criança. Equipados com seus trajes e luvas foram pelas ruas da cidade de Riqueza recolher resíduos deixados pelo ser humano e foram encarregados de realizar a mesma ação em casa e trazer até a escola seus resíduos. Após a recolha, o lixo foi separado de acordo com a composição nas lixeiras da coleta seletiva.

Dando sequência ao projeto, os alunos estudaram sobre Vik Muniz e Arthur Bordalo, artistas que criam obras de arte a partir do lixo, assistiram vídeos sobre a montagem e produção das obras criadas por eles. Para finalizar os estudos, a confecção e montagem de uma obra teve início, com pincéis, muita tinta e diversão. Foram necessários 38 dias até a finalização do projeto, resultando em um lindo pássaro construído a partir do lixo.