Riquezenses de 20 a 29 anos devem receber imunização contra o sarampo
Iniciou nesta segunda-feira (18) e vai até o próximo dia 30 a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. O foco, desta vez, são jovens com idade entre 20 anos e 29 anos. Em Riqueza, a imunização pode ser realizada na Unidade Básica de Saúde.
De acordo com as informações, a meta é que pessoas desta faixa etária tomem duas doses da vacina tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo) com intervalo mínimo de 30 dias. Só assim estarão imunizados contra a doença. Caso o jovem tenha recebido apenas a primeira dose da vacina ao longo da sua vida, ele deverá tomar agora a segunda.
É importante que estes jovens procurem a Unidade Básica de Saúde e levem a caderneta de vacinação para que o profissional de saúde verifique a situação. Se não houver comprovação vacinal, a pessoa receberá a primeira dose da vacina durante a campanha e a segunda será agendada.
Na primeira fase da campanha foram vacinadas no país 400 mil crianças na faixa de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, segundo o Ministério da Saúde. Segundo o Ministério da Saúde, outras três etapas da campanha de vacinação contra o sarampo ocorrerão em 2020. A meta é vacinar 2,6 milhões crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões de adultos.
Diante de sintomas de sarampo, como manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa bucal, é necessário procurar o serviço de saúde. O Dia D será no último sábado de novembro (30).
Jornalista Andrieli Severo
Assessora de Imprensa