Profissionais da Educação visitam Itá
No dia 16 de setembro uma equipe de professores da Rede Municipal de Educação, acompanhados da Secretária de Educação Eleni Rutzen Endrigo, diretor da Escola Gessy Spyer Averbeck, Marcos de Moura e diretora da Escola Izabel Bassani, Neivana Aguilera realizaram uma viagem de estudos a cidade de Itá.
Atualmente o município de Itá possui atividades turísticas voltadas a sua história. Na oportunidade, os profissionais visitaram a Casa da Cultura Alberton, a qual apresenta toda história que as famílias viveram na antiga Itá, uma cidade que nunca será esquecida. O local mantém as características da arquitetura alemã da cidade velha de Itá.
Também foi realizada a visita a Casa Camarolli – Casa da Memória, um espaço significativo dedicado aos pioneiros, com acervo de fotos e objetos sobre a relocação da cidade de Itá e memória do cotidiano. Também, na casa branca é apresentado um emocionante documentário da antiga cidade. Um momento que faz todos voltar ao passado para entender como a nova Itá se tornou um ponto turístico.
A equipe de Riqueza visitou ainda o Centro de Divulgação Ambiental – CDA da hidroelétrica, onde existem réplicas da sua estrutura e toda uma exposição de fatos e imagens contadas em uma galeria. No centro da cidade há a famosa obra de arte que simboliza o nome da cidade, “a grande pedra” na língua tupi-guarani. A cidade conta também com atrações como trilhas, prática de arvorismo, tirolesa e a visita ao Mirante do Caracol, que permite ao visitante ter uma vista total de todo o lago e de parte da cidade.
Itá é uma das poucas cidades que mudou de lugar e essa história aconteceu em 1978, quando teve que ser submersa para dar lugar a um lago de uma hidrelétrica. Foi então que os moradores se mudaram para a nova Itá e tudo na antiga cidade foi destruído, inclusive parte da Igreja de São Pedro, que é hoje o maior ponto turístico da cidade.