EDUCAÇÃO RIQUEZENSE ULTRAPASSA METAS

Foi divulgado na quinta-feira (30), pelo Ministério da Educação, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A avaliação foi feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com base em questionários para alunos de todo o país. O estudo é realizado a cada dois anos.

 

Em Riqueza, a avaliação foi realizada no Centro Educacional Izabel Bassani e Centro Educacional Nedyr Spezzatto em nível municipal onde foram avaliados os alunos do ensino fundamental, séries iniciais 5º anos.

 

O resultado do Ideb aferido no município de riqueza foi de 7.3, superando em um ponto e meio a média nacional e em um ponto a média estadual, para o mesmo grau de escolaridade avaliado. Também, o resultado mostra uma progressão, sendo que em 2015 era de 6.8; com o resultado de 2017, Riqueza já superou a meta estabelecida pelo MEC para 2021, que é de 6.5. Nos 17 municípios que integram a Amerios, Riqueza está em primeiro juntamente com Saltinho, possuindo os melhores índices da região.

 

De acordo com a Secretária de Educação, Elení Endrigo, este é resultado de um trabalho qualificado, “nos empenhamos em possuir os materiais pedagógicos de excelência disponíveis no mercado, estamos sempre em busca das novas tecnologias, oferecendo capacitações e oportunizando aos profissionais os instrumentos necessários para um planejamento atual e diferenciado que atinja as diversidades dos alunos ”, pontua.

 

Elení explica ainda que no município, os questionários foram aplicados pela própria coordenação do Inep, o que garante total lisura no processo de aferição. “Essa melhoria deve continuar e aumentar na próxima avaliação, em função dos objetivos e das metas que traçamos. Nosso índice no Ideb, foi extremamente positivo. Vamos continuar trabalhando para aumentar ainda mais o nível do nosso município, este resultado é fruto de um trabalho integrado, feito de forma conjunta com os professores, demais profissionais e alunos, o que possibilita um diagnóstico de todo o conjunto. Nossas escolas passaram a ser uma equipe, que trabalha pelo crescimento coletivo da educação municipal e essa nota do Ideb é uma prova de que estamos no caminho certo”, afirma.

 

O prefeito Renaldo Mueller explica que o resultado do Ideb é um reflexo do empenho de todos, o que é essencial para que os índices estabelecidos sejam alcançados.

 

“O índice que nossas escolas municipais alcançaram foi muito acima da média e isso demonstra que quando fazemos nosso papel como governantes, quando cada equipe cuida do seu trabalho, quando os governos federais, estaduais e municipais fazem a sua parte e investem os recursos na educação, nós vamos colher excelentes e bons frutos. Essa nota é consequência de muito trabalho, esforço, planejamento e organização de cada um dos professores e profissionais envolvidos, numa batalha concentrada em melhorar a educação do nosso município e contribuir também para a melhoria do país”, conclui Renaldo.