SETEMBRO AMARELO: Uma conversa séria

No dia 04 de setembro de 2018, terça-feira, o município de Riqueza, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Departamento Municipal de Assistência Social promoveram um dia de palestras para falar sobre o tema Setembro Amarelo: Prevenção ao suicídio e valorização da vida.

Setembro amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida, criada em 2014 pela Associação de Psiquiatria, que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. Falar sobre suicídio é importante. “É uma questão de saúde pública e é extremamente necessário para construção da conscientização e a prevenção do suicídio”, destaca a psicóloga Cacieli de Oliveira.

A psicóloga Cynthia Ferraboli, observa que, o mito “de que falar sobre suicídio pode criar a ideia de se suicidar” foi quebrado nesse evento, assim como diversos outros, pois houve o envolvimento de muitas instituições, entre elas, escolas, servidores públicos, equipe técnica, redes de apoio da comunidade e público em geral, totalizando mais de 500 pessoas, que se tornaram multiplicadores dessa reflexão.

“Tanto para os alunos, como para nós professores, essa programação foi muito importantes, pois proporcionou enriquecer ainda mais nosso conhecimento e praticar ainda mais o que temos de melhor, o ouvir sem julgamento”, destaca Sandra e Leticia.