Emergência em razão da estiagem é homologada pelo Estado e reconhecida pelo Governo Federal
O Decreto nº 3824, que declara Situação de Emergência em virtude da estiagem e foi publicado pela Administração Municipal de Riqueza no último dia 13 de março, foi homologado pelo Estado de Santa Catarina e reconhecido pelo Governo Federal. A homologação consta na Portaria nº 1173, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, divulgada na última quarta-feira (22).
De acordo com informações da Secretaria de Agricultura, desde o mês de janeiro a estiagem tem se agravado no município, provocando perdas de 30 a 40% na soja safrinha; de 50% no milho safrinha; danos nas pastagens anuais de inverno; um impacto significativo na produção e qualidade do leite e da carne; além de outros prejuízos pontuais dentro de diversas propriedades.
Neste sentido, o município tem auxiliado na proteção de fontes e disponibilização de máquinas sem custo aos produtores que necessitam. Além disso, está programada a perfuração de um poço artesiano em Linha Poço Torto. Com a homologação e reconhecimento do Decreto, agora os agricultores que tem custeios ou financiamentos encontrarão mais facilidade para a renegociação de dívidas com agentes credores.
As precipitações do início do mês de abril não foram suficientes para aumentar consideravelmente o nível dos reservatórios. Neste sentido, além das ações do poder público, é necessário que a população faça a sua parte, tanto na cidade, quanto no interior. A Defesa Civil e a Casan alertam para que seja feito o uso consciente da água, evitando o desperdício e priorizando apenas o consumo humano e dos animais.
Ações como essas são muito importantes, pois não existe previsão de grandes precipitações de chuva para os próximos dias (de acordo com a Epagri/CIRAM). O alerta é para que cada um faça a sua parte e economize água, assim podendo ser evitada a necessidade de racionamento e o agravamento das consequências decorrentes da crise hídrica.