Roda de conversa com Agentes Comunitários de Saúde discute o tema depressão
Dando continuidade ao trabalho de Roda de Conversa com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), realizou-se mais um encontro de capacitação na tarde de sexta-feira, dia 29 de maio, nas dependências da Unidade Básica de Saúde de Riqueza.
Trata-se de um projeto organizado e planejado pela psicóloga Cynthia Ferraboli. Essas atividades fazem parte de um quadro de responsabilidades conjuntas do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) as Equipes de Saúde da Família relativas à Saúde Mental, onde devem ocorrer reuniões interdisciplinares periódicas para discussão de casos e educação permanente.
Acontecem encontros mensais, com duração de 04 horas. Os temas são centrados principalmente em Saúde Mental. Nesse encontro tratou-se sobre Depressão, uma doença psiquiátrica capaz de causar inúmeros sintomas psicológicos, físicos e comportamentais.
A escolha por esse tema partiu da necessidade dos ACS desmitificar a depressão, uma complexa doença. Seu sintoma mais conhecido é uma profunda e prolongada tristeza, o que não significa que toda tristeza esteja relacionada a um quadro de depressão. “Existem muitos estigmas em torno da Depressão, usa-se o termo generalizado, muitas vezes confundido com tristeza, bem como, em casos da doença ainda existe a resistência pelo tratamento em função de preconceito, por isso a importância de capacitar e informar o ACS sobre esse tema”, destacou Cynthia.