HORTICULTURA EM ASCENSÃO EM RIQUEZA
HORTICULTURA EM ASCENSÃO EM RIQUEZA
NA MANHÃ DA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA, DIA 26 DE JUNHO A EQUIPE DA SECRETARIA DA AGRICULTURA E EPAGRI REALIZARAM UMA VISITA TÉCNICA NA PROPRIEDADE DO SENHOR DORVALIVO JUAREZ DA ROSA, MORADOR DE VILA CAMBUCICA, O QUAL ESTÁ INVESTINDO NO CULTIVO DE HORTICULTURA.
DURANTE O PROCEDIMENTO E MANEJO DE SOLUÇÃO UTILIZADA PARA TRATAR PRAGAS, APROVEITAMOS PARA CONVERSAR COM SEU JUAREZ SOBRE OS INVESTIMENTOS E BENFEITORIAS EM SUA PROPRIEDADE.
– PORQUE O SENHOR ESCOLHEU RIQUEZA PARA VIVER?
-JUAREZ: NO ANO DE 1987, SAÍ DE CARAZINHO-RS, E VIM PARA CÁ PASSEAR, QUANDO AINDA PERTENCIA A MONDA, GOSTEI DO LUGAR, ACABEI CONHECENDO DONA FÁTIMA HOJE MINHA ESPOSA, FORMAMOS FAMÍLIA E FIXAMOS NOSSA RAÍZES AQUI.
– QUAL ERA SEU CONHECIMENTO EM HORTICULTURA ANTES DE COMEÇAR O INVESTIMENTO NA ATIVIDADE?
– JUAREZ: POUCO! HÁ MAIS OU MENOS 10 ANOS ATRÁS, PLANTAMOS TOMATE, TEVE BOA SAÍDA, MAS NO ANO SEGUINTE RESOLVEMOS PLANTAR FUMO E MILHO, PRODUTOS QUE ESTAVAM EM ALTA NA ÉPOCA. REALIZAMOS ALGUMAS SAFRAS E PERCEBEMOS QUE NÃO ERA ESSE NOSSO RAMO DE TRABALHO, O GOSTO POR TRABALHAR COM HORTALIÇAS FALOU MAIS ALTO. RESOLVEMOS ENTÃO INVESTIR NO QUE NOS DÁ PRAZER E A 4 ANOS VOLTAMOS AO CULTIVO COM VISÃO DE OPORTUNIDADE, INVESTIMOS EM ALGO COM POUCA CONCORRÊNCIA, ASSIM TAMBÉM AGREGAMOS VALOR A PROPRIEDADE. SENDO QUE HOJE POSSUÍMOS UMA ÁREA COBERTA DE 3.500 M2, SÃO 07 ESTUFAS ONDE REALIZAMOS O PLANTIO DE REPOLHO, TOMATE, COUVE-FLOR, BRÓCOLIS, ACELGA, FEIJÃO DE BAGE E RABANETE.
– QUAL FOI O MAIOR DESAFIO ENCONTRADO ATÉ AQUI?
-JUAREZ: – SEM DÚVIDAS A FALTA DE CONHECIMENTO SOBRE FUNDOS DE INVESTIMENTOS NA ÁREA, E A BUROCRACIA PARA BUSCAR OS MESMOS, SENDO QUE NÃO POSSUÍAMOS CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA POR EM PRÁTICA O PROJETO SOZINHOS.
– QUAL É SUA EXPECTATIVA EM RELAÇÃO AO NEGÓCIO?
– JUAREZ: – MINHA EXPECTATIVA É FAZER BOAS SAFRAS, PARA ASSIM MELHORAR A RENTABILIDADE DA FAMÍLIA, REALIZAR MELHORIAS NA PROPRIEDADE E TER UMA VIDA TRANQUILA.
– A SECRETARIA DA AGRICULTURA DA SUPORTE NA PROPRIEDADE?
– JUAREZ: – NOSSA, DE GRANDE VALIA O INCENTIVO RECEBIDO PELA SECRETARIA E PELA EPAGRI POIS, SEMPRE PUDE CONTAR COM TOTAL APOIO DE AMBOS TANTO COM MAQUINÁRIO QUANTO COM VISITAS COMO ESSA DE HOJE, ONDE RECEBEMOS INSTRUÇÕES DE MANUSEIO DOS PROCEDIMENTOS EM RELAÇÃO A CADA CULTURA CULTIVADA.