Setembro Amarelo é tema de palestras em Riqueza
A Administração Municipal de Riqueza, por meio da Secretaria de Saúde e CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), realizou na última quinta-feira, dia 05 de setembro, palestras com o tema “Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio”. Dividido em três momentos, o evento contou com a presença do Psicólogo e Auxiliar Médico, Abel Petter.
Conforme a Psicóloga do CRAS, Cacieli de Oliveira, às 10h e às 16h, o evento foi específico para adolescentes do sétimo ano em diante (da E.E.B. Profª Genoveva Dalla Costa e E.E.F. Eulina Alves de Gouveia Marcelino), com o tema “Lesões autoprovocadas na adolescência e suas correlações com a saúde mental e as redes sociais: prevenção e pósvenção”. Além disso, às 13h30min, o evento foi aberto ao público, com palestra específica sobre prevenção ao suicídio.
Para a Psicóloga da Unidade Básica de Saúde, Cynthia Ferraboli, o primeiro passo para a prevenção é falar sobre o suicídio: “Quando falamos sobre suicídio proporcionamos a quebra de paradigmas e tabus. A conversa pode abrir caminhos, indicar uma possibilidade, novas perspectivas, e até alertar as pessoas para que possam ajudar na detecção de sinais e prevenção”, comenta.
Criado em 2015, o Setembro Amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida e busca levar à sociedade o diálogo sobre o suicídio. A cor amarela foi escolhida em função da história que a inspirou: em 1994, um jovem americano tirou a própria vida aos 17 anos. No funeral, seus amigos e familiares distribuíram cartões com fitas amarelas e mensagens, remetendo à vida, à luz e ao sol.
Jornalista Andrieli Severo
Assessora de Imprensa