Curso de Capacitação das ESF chega ao 4º Módulo

O encerramento do curso acontece nos dias 4 e 5 de novembro

O curso de capacitação às ESF, Equipes de Saúde da Família de Riqueza chegou na última semana, dias 21 e 22 de outubro, ao 4º módulo. O encontro entre profissionais da saúde de Riqueza e Caibi acontece periodicamente de 15 em 15 dias, no 2º piso do Restaurante Zuffo em Riqueza. A atividade da última semana foi monitorada pela professora da Unochapecó, diretora dos Cursos de Saúde, Maira Tellechea. Na pauta de discussão esteve a Organização dos Sistemas de Saúde.

Conforme Maira, este módulo tem o objetivo de levar os profissionais de saúde a realizarem um planejamento de tudo o que foi visto nos módulos anteriores. "A melhoria do atendimento e de toda estrutura dos departamentos de saúde precisa necessariamente passar por um planejamento periódico dos profissionais que trabalham no local. As ESFs só funcionarão adequadamente apoiadas na avaliação de atendimento, de estrutura física, de equipamentos, das dificuldades de cada semana, para então haver uma reestruturação periódica do atendimento de saúde dos municípios", explica Maira.

A monitora desta ainda que essas reuniões de planejamento não deveriam se restringir a cursos de capacitação. "Esta é a função primordial dos Conselhos de Saúde de cada município. Fiscalizar o atendimento de saúde, a atuação dos profissionais, a estrutura física disponível, as decisões médicas, o dinheiro proveniente do SUS, os pedidos de consultas, os exames solicitados, a viabilidade de realização dos exames e dos custos ao município", ressalta Maira. Neste 4º módulo os profissionais foram incumbidos de detectar as principais dificuldades da área da saúde em seus municípios, fazendo um planejamento a respeito das possíveis soluções. "Essa identificação dos problemas e dificuldades permite avaliar a viabilidade de possíveis soluções, de forma conjunta, abrangendo as mais diferentes áreas de atuação dos profissionais de saúde", afirma Maira.

Os curso de capacitação às ESFs estão sendo desenvolvidos em toda a região oeste. Eles são propostos pela Secretaria de Saúde do Estado às Secretarias Municipais, que por sua vez, oportunizam aos seus profissionais. O material é disponibilizado pela Escola de Saúde Pública aos municípios.

Prefeitura Municipal de Riqueza