Nucleação de colmeias é tema de capacitação para apicultores do município
Na última quarta-feira, dia 06 de novembro, a nucleação de colmeias foi tema de uma capacitação para produtores de mel do município de Riqueza. A atividade foi promovida pela Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), em parceria com a Secretaria de Agricultura, Departamento de Assistência Social e Associação dos Apicultores.
Na oportunidade, as informações sobre o tema foram repassadas por Neimar Gutbier, Engenheiro Agrônomo da Epagri de Maravilha. Pela manhã, a capacitação teve uma abordagem teórica, realizada no Centro Social Urbano. Durante a tarde, os participantes foram à campo e vivenciaram o conteúdo na prática, visitando a propriedade da família de Gunter Weiss, de Linha Poço Torto, que trabalha com a apicultura desde 1974.
Conforme Gutbier, a nucleação diz respeito à multiplicação de enxames. “Na apicultura tem vários manejos que devem ser feitos durante o ano. Nesta época, é importante que seja fornecido espaço para as abelhas produzirem. Juntamente com isso, há a possibilidade de realizar a nucleação, uma prática relativamente simples, possibilitando a multiplicação e fortalecimento de enxames, troca de cera e troca de rainha. Com isso, o apicultor tem, principalmente, um rendimento maior”.
De acordo com o Engenheiro Agrônomo da Epagri de Riqueza, Luiz Amaral, a capacitação é resultado da demanda dos próprios produtores. “No município, alguns apicultores já aplicam a nucleação, então convidamos aqueles que ainda não trabalham com o método. Estas atividades em pequenos grupos são interessantes, pois proporcionam uma boa troca de experiências e de informações, beneficiando-os de várias formas”.
Ainda conforme Amaral, o encontro contou com a presença de doze produtores. Eles fazem parte da Associação dos Apicultores de Riqueza, que atualmente conta com 32 associados. Com o apoio da Epagri e da Secretaria de Agricultura, os membros reúnem-se periodicamente para abordar questões relacionadas à atividade. Também, por intermédio da Epagri, recebem incentivos do Governo do Estado, como equipamentos e materiais para o trabalho.
Jornalista Andrieli Severo
Assessora de Imprensa