Secretaria de saúde realiza mutirão de doação de sangue
Na manhã de quinta-feira, dia 14 de junho a Secretaria de Saúde promoveu mais um mutirão para a doação de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina – HEMOSC na cidade de Chapecó.
Este ato tem o objetivo incentivar a comunidade riquezense a doar sangue, um ato de amor ao próximo. Neste mutirão 16 munícipes de participaram da doação.
A Secretaria de Saúde disponibiliza um micro-ônibus para levar e trazer os doadores, todo o processo leva em média uma manhã ou uma tarde.
Para doar sangue é preciso: Estar em boas condições gerais de saúde; estar descansado; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos de idade; pesar mais de 50kg; estar alimentado. É importante ter feito uma alimentação saudável antes da doação, por isso evite alimentos gordurosos e, após o almoço, aguarde 2 horas para doar; portar documento oficial com foto; respeitar o intervalo mínimo entre as doações; manter um estilo de vida saudável e não ter comportamento de risco.
Existem muitas situações que uma pessoa pode necessitar de uma transfusão de sangue, como por exemplo: pacientes vítimas de acidentes de trânsito, queimaduras, anêmicos e pacientes com problemas de coagulação no sangue.
Se você tem interesse em participar do próximo mutirão que será realizado nos próximos meses, entre em contato com a Secretaria de Saúde para a realização de uma avaliação, na sequencia assim que for realizado o próximo mutirão entraremos em contato com você. Telefone: 3675-3250.