Representantes da Defesa Civil Estadual e Regional visitam município para abordar situação da estiagem
Na última quinta-feira, dia 29 de maio, representantes da Defesa Civil Estadual e Regional estiveram em Riqueza para a realização de uma visita técnica. O objetivo foi verificar e apresentar soluções referentes à Situação de Emergência em virtude da estiagem que assola o município desde o início do ano de 2020.
De acordo com as informações, em um primeiro momento ocorreu uma importante reunião no Plenário da Câmara de Vereadores com representantes da Administração e da Defesa Civil Municipal. Posteriormente, foram realizadas visitas técnicas nas áreas mais afetadas pela estiagem, visando a definição de soluções para minimizar os efeitos nas referidas localidades.
As visitas técnicas foram realizadas em duas propriedades: uma em Linha São Roque, onde há probabilidade de se perfurar um poço para atender às famílias da comunidade que foram afetadas pela estiagem; e a outra em Linha São Pedro, onde já existe um poço perfurado para uma propriedade particular, que teria a capacidade para atender às comunidades de Poço Torto e São Pedro.
Conforme o Coordenador Regional da Defesa Civil, Henrique Junior Cocco, “existem alguns meios de aportes da união para auxílio ao município, como valores para aluguel de caminhões pipa, cestas básicas para as famílias carentes do interior, entre outros. Tais já estão sendo pleiteados para que possam vir a contribuir/auxiliar o município no enfrentamento da estiagem. Porém, não se tem como confirmar que serão deferidos e, desta maneira, não tem como datar tais ações”.
Ele destaca, ainda, que “cabe ressaltar o empenho dos coordenadores municipais, que não mediram esforços para fazer com que o decreto fosse homologado pelo Estado e reconhecido pela União, bem como agradecer ao prefeito, seus secretários e demais órgãos que participaram da visita técnica, apresentando as soluções que entendem ser o melhor para auxiliar o município no enfrentamento deste evento”.