Programa contribuirá com certificação de propriedades livres de brucelose e tuberculose

Na tarde da última terça-feira, dia 10 de setembro, foi realizada uma reunião de lançamento do SEBRAETEC para proprietários de gado leiteiro em Riqueza. Por meio do programa, parte dos custos dos exames de brucelose e tuberculose serão subsidiados, objetivando certificar as propriedades que estão livres destas doenças.

De acordo com informações do Secretário de Agricultura, Claudecir Cecato, cerca de 50 produtores estiveram presentes no encontro, realizado no plenário da Câmara de Vereadores do município. Os participantes da reunião serão priorizados, mas todos os proprietários de gado leiteiro podem inscrever-se até esta quinta-feira (12) para o recebimento do benefício.

Ainda conforme Cecato, neste primeiro momento o programa contempla cerca de mil exames. “O valor que normalmente é pago pelo produtor ao realizar estes exames pode chegar a R$50,00. Com o desconto do programa, cada um custará apenas R$15,00, gerando economia e diversos benefícios às propriedades”, comenta.

O Prefeito, Renaldo Mueller, que participou da reunião, destaca a importância do programa para as famílias: “A certificação traz muitas vantagens. Através dela, nossos produtores terão maior segurança no manejo, não precisarão repetir os exames quando realizarem a venda dos animais e poderão receber, até mesmo, bonificação no valor recebido pelo litro do leite”, explica.

Conforme o Consultor do Sebrae, Lazie de Col, após os exames, cada uma das propriedades aptas receberá o “Certificado de Estabelecimento de Criação Livre de Brucelose e Tuberculose”. O status é concedido ao cumprir o estabelecido pelos artigos 50 e 58 do regulamento técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (instrução Normativa SDA nº 10, de 03 de março de 2017.

Jornalista Andrieli Severo