Rascunho automático
Iniciaram neste mês de abril as reuniões mensais do PAIF, com os Beneficiários do Programa do Governo Federal Bolsa Família. Conforme a assistente social do CRAS, Verônica Heinen, foram reunidas todas as comunidades do município e dividas em três grupos, para então realizar os encontros semanais do PAIF.
Os encontros tem o objetivo realizar um trabalho social com famílias, que é realizado no atendimento ou acompanhamento familiar. “Este trabalho é destinado a todos os usuários com a única finalidade de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, por meio de ações preventivas. Quando a família já está inserida, em alguma atividade. As principais ações do PAIF são intervenção individual ou coletiva, sendo elas a acolhida, o estudo social, as visitas domiciliares, o acompanhamento familiar, as oficinas com famílias, as ações comunitárias, as ações particularizadas e os encaminhamentos necessários”, explicou.
A profissional frisa que a função do Assistente Social é acompanhar as famílias atendidas, não apenas buscar uma ação imediata, mas ações que modifiquem realmente a situação em que elas vivem, buscando amenizar as raízes das vulnerabilidades encontradas, impedindo que estas se alastrem causando rompimentos dos vínculos. “Nosso público alvo são as famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros; pessoas com deficiências e /ou pessoas idosas que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social”, comenta.