Associação Friedrich Hass é criada em Riqueza

Uma entidade voltada a incluir socialmente crianças, jovens e idosos através de atividades artísticas e esportivas.

A preocupação com o jovem e sua ocupação nas horas vagas motivou o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Loivo Peiter juntamente com secretários, professores, vereadores, diretores de escola, membros do Conselho Tutelar e demais lideranças riquezenses a se reunirem no mês de setembro, para debaterem sobre a possibilidade de implementação de uma associação voltada especificamente a promover atividades recreativas a essas faixas etárias no município.

No último dia 15 de setembro, os membros elaboraram o estatuto e determinaram o nome da entidade de "Friedrich Hass" (FH) em homenagem a um dos colonizadores do município. "A idéia de homenagear Friedrich Hass leva em conta tudo o que este colonizador fez pelo município, a partir do momento que veio da Sibéria e instalou-se em território riquezense", explica Peiter. Ele foi um intelectual que já na época escrevia artigos para jornais. Um deles, publicado no Jornal Evangelische Zeitung entre julho de 1984 e setembro de 1985, motivou a publicação do livro "Da Sibéria à Riqueza".

Conforme Peiter, a Associação FH sem fins lucrativos, em parceria com Administração Municipal pretende oferecer atividades artísticas, como oficinas, aulas de música, artes marciais, esportes para envolver crianças e jovens do município, nos períodos que não está em sala de aula, fundindo diversão com educação. "A Associação Friedrich Hass em parceria com o Poder Municipal, oportunizará as atividades de forma gratuita. O município cede os professores, enquanto a associação disponibiliza o material aos alunos". Peiter garante ainda, que com a criação da Associação Friedrich Hass, fica mais acessível a aquisição de verbas estaduais  e federais para investimentos nos jovens e crianças do município.

Um dos membros da associação, o diretor da Escola de Educação Básica Profª Genoveva Dalla Costa, João Wolfart destacou, que é visível a carência dos alunos em se ocuparem nas horas vagas. "Muitas vezes o jovem prefere ficar fora de casa, porque em casa não encontra a atenção que necessita, e acaba por desperdiçar suas horas vagas com coisas banais ou até envolvendo-se com a criminalidade", ressalta.

Conforme a integrante do Conselho Tutelar e membro da associação, Deonilda Silva, por vezes crianças e adolescentes que já tiveram contato com a criminalidade ou que foram socorridas pelo Conselho Tutelar ficam rotuladas pela sociedade, sentindo-se menosprezadas e impossibilitadas de envolverem-se em atividades sociais, que possam instruí-las e motivá-las no dia-a-dia . "As atividades desenvolvidas pela Associação FH podem trabalhar a carência afetiva, a agressividade de crianças que convivem ou já conviveram com a violência, resgatando e potencializando o seu talento em atividades lúdicas", afirma.

Os professores que fazem parte da Associação FH enfatizam a necessidade que os próprios pais têm de entreterem seus filhos em atividades extracurriculares. A iniciativa esbarra na falta de opção. "A aprendizagem do aluno não pode se restringir ao conteúdo da grade curricular, é preciso que os alunos estejam em constante aprendizagem, seja através de jogos, de brincadeiras. Isso auxiliará também na concentração e no rendimento dentro de sala de aula", destaca a professora de Educação Física, Mônica Sonálio.

Conforme Peiter, o objetivo inicial da criação da Associação FH é ampliar as opções de entretenimento de crianças e jovens, não se restringindo à televisão e Internet. Peiter esclarece que as atividades a serem oferecidas pela Associação FH podem incluir também adultos e idosos. "Deixamos estabelecido no estatuto, que há possibilidade estender esse atendimento para adultos e idosos através de cursos de pintura, de artesanato, dança, esporte, etc. Essa possibilidade será futuramente discutida pelos associados".

A Associação Friedrich Hass é composta de 35 membros, 12 deles compõem a diretoria: Presidente: Loivo Peiter; Vice-Presidente: Eldemar Jung; Tesoureiro: Juliano Bortolanza; Vice-Tesoureira: Karen Rutzen; Secretária: Mônica Sonalho; Vice-Secretária: Gracieli Bizello; Conselho Fiscal: Gerson Zimmer, Marileide Netto e Tiago Pereira; Suplente: Heriberto Conte, Isolde Heffel e Eliane Daí Prai.

O presidente Loivo Peiter esclarece à comunidade, que não há limite de associados. Ele explica que todas as pessoas interessadas em se tornarem membros da Associação Friedrich Hass são bem vindas. "Não adianta criticar e não fazer nada. Nós queremos fazer a nossa parte, realizando uma parceria com o poder público e privado a fim de promover a melhoria de vida das crianças, jovens e idosos do município", enfatiza Peiter.

Prefeitura Municipal de Riqueza