PLANO DE AÇÃO CONTRA OBESIDADE E SOBREPESO

Devido a mudanças de hábitos alimentares, nos últimos anos podemos perceber um aumento na prevalência de sobrepeso e obesidade, o que os profissionais das áreas da saúde alertam, pois, o excesso de peso tem atingido um número maior de crianças.
Nos meses de abril e maio de 2018, foram realizadas avaliações do estado nutricional dos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Riqueza/SC. Foram avaliados um total de 260 alunos, sendo que os resultados obtidos através da avaliação foram 0,38% magreza acentuada, 11,54% magreza, 50,38% peso adequado (eutróficos), 19,62% sobrepeso, 13,85% obesidades, 4,23% obesidade grave.
Esses dados são alarmantes, visto que apenas metade dos alunos foram diagnosticados com o IMC eutrófico.
Para manter um peso adequado é necessário ter uma alimentação saudável juntamente com pratica de atividades físicas, garantindo uma melhor qualidade de vida. Além disso, é na infância que os hábitos alimentares são inseridos e contribuem para uma nutrição mais adequada e balanceada, e também para o desenvolvimento cognitivo e aprendizado.
Pensando nisso, serão realizadas atividades de educação nutricional na Rede Municipal de Ensino, através da Nutricionista Greice Fracari Bosi, da Secretaria de Educação. O foco das atividades serão os alimentos e suas fontes de vitaminas e minerais, visando enfatizar o cuidado com o sobrepeso e a obesidade.