Reforma da Unidade Básica de Saúde deve iniciar nos próximos dias

O Requalifica UBS, Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), é uma das estratégias do Ministério da Saúde para a estruturação e fortalecimento da Atenção Básica no país. Por meio do programa, a UBS do município de Riqueza passará por reforma e adequação nos próximos dias.

Conforme Andreia Schenatto, responsável pelo Departamento de Captação de Recursos da Prefeitura, o cadastramento no programa ocorreu no final de 2018 e foi resultado de uma força-tarefa entre o setor e a Secretaria Municipal de Saúde e o Gabinete do Prefeito. Após a elaboração, adequação e aprovação do projeto, foi autorizado o projeto licitatório, que foi aprovado pelo Ministério da Sáude no mês de dezembro. A empresa vencedora foi a LSW Serviços, de São Carlos.

Conforme o Secretário de Saúde, Alexandre Schenatto, o município de Riqueza foi um dos únicos da região que conseguiu esse recurso (que soma R$349.820,51): “Tivemos um êxito bem importante para nossos profissionais e munícipes. O projeto inclui, principalmente, o atendimento às normas de acessibilidade, como colocação de plataformas, adequação de sanitários, pisos, dentre outros”, destaca.

Asseguramos que a obra está sendo planejada para não prejudicar de forma alguma o atendimento aos munícipes, em especial neste período de Pandemia. Lembramos, ainda, que os recursos do programa Requalifica UBS são destinados exclusivamente para a reforma e adequação das Unidades Básicas de Saúde e não podem ser utilizados pelos municípios para outros fins.