Descentralização dos serviços do CRAS beneficia Distrito de Cambucica

Uma ação comunitária realizada no dia 19 de julho, no Centro de Idosos da Comunidade, contou com a participação das famílias assistidas pelo Centro de referência de assistência social – CRAS. O objetivo da ação foi descentralizar os serviços ofertados para a população no modo em geral.

Entre os serviços disponibilizados aos moradores está o de ofertar informações sobre o CadÚnico, atendimento assistencial com equipe técnica formada por psicóloga e assistente social do CRAS, troca de informações, orientações, atendimento psicossocial, visitas domiciliares, acolhimento, acompanhamentos, atividades socioeducativas com as crianças do Programa (SCFV) e em grupos, algumas palestras no decorrer do ano, solicitação da 2° via de documentos a famílias em situação de vulnerabilidade, encaminhamentos de BPC, encaminhamento do auxílio de 25% para pessoas que recebem auxílio invalidez e benefícios eventuais

A equipe de profissionais do CRAS espera que com a descentralização os serviços do CRAS tenham um impacto positivo, promovendo a inclusão social. “Essa abordagem descentralizada permite um melhor atendimento às necessidades específicas da comunidade, levando em consideração as peculiaridades e particularidades de cada local. Divulgando para a população o nosso trabalho. Queremos garantir que todos os moradores tenham acesso igualitário aos serviços sociais essenciais”.

A ação socioassistencial visa também prevenir os riscos sociais, fortalecer a matricialidade sociofamiliar e promover autonomia comunitária e social das famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).