Programa de Inseminação Artificial beneficia produtores

Com a finalidade de promover melhorias da produtividade do rebanho leiteiro, bem como, o melhoramento genético e sanitário do rebanho, a Prefeitura de Riqueza, através da Secretaria de Agricultura, está dando prosseguimento desde janeiro de 2007, ao Programa de Inseminação Artificial.

Idealizado e executado pelo município, o programa tem obtido resultados satisfatórios. De acordo com o Secretário de Agricultura Valmor Rigo, com a implantação deste programa, além da melhoria do rebanho, confere-se um aumento na renda dos produtores e diminuição dos custos para cada uma deles, pois o sêmen e o nitrogênio são subsidiados pela Administração.

Ao todo, o programa beneficia atualmente cerca de 200 pequenos proprietários de Riqueza. "Distribuímos 06 botijões de sêmen bovinos leiteiros, bainha, luvas e o nitrogênio à inseminadores do interior do município, para melhor atender as propriedades", enumera Rigo.

A qualidade do rebanho está sendo melhorada, através da utilização de um material genético de qualidade. Dentre as raças leiteiras disponíveis para inseminação estão a tradicional holandesa, pardo suíça leiteira, jersey, girolanda e gir leiteiro.

Prefeitura Municipal de Riqueza