ESF são beneficiadas com curso de capacitação

Riqueza e Caibi realizam conjuntamente o curso de capacitação aos seus profissionais da saúde

O segundo módulo do curso de capacitação das ESF – Equipes de Saúde da Família iniciou na última semana em Riqueza. As atividades foram realizadas nos dias 26 e 27 de agosto e prosseguem na próxima semana dias 9 e 10 de setembro. O programa é promovido pelos municípios, juntamente com a Amerios com recursos do Programa de Saúde da Família e Saúde Bucal. A atividade contou com a presença do Secretário de Saúde de Riqueza, Dirceu Perondi e Secretário de Saúde de Caibi, Sidnei Bellé, além de médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, agentes de saúde, psicólogas e funcionários administrativos de saúde. Ao todo serão ministrados quatro módulos sobre temas de vivência dos profissionais, por meio de palestras e didáticas de grupo.

A atividade deste segundo módulo esteve a cargo da enfermeira da 1ª gerência regional de Saúde de São Miguel do Oeste, Beatriz Soares, especializada em Saúde Pública e mestre em Gestão de Políticas Públicas.  O tema deste segundo módulo girou em torno das áreas de Educação/Saúde e Educação Popular. O curso de capacitação compreende quatro módulos, a serem desenvolvidos de 15 em 15 dias em Riqueza.

O tema do primeiro módulo enfocou a história do SUS – Sistema Único de Saúde, os avanços e dificuldades na sua conduta junto à população. Conforme Perondi, a história do SUS está diretamente relacionada com a história de Riqueza "Estudar sobre o SUS, é gratificante pra nós riquezenses, já que Riqueza emancipou há 17 anos, exatamente com o início das atividades do SUS. Conhecer toda a trajetória do sistema também nos orienta quanto à saber administrar melhor os recursos destinos à saúde, buscando a melhoria do atendimento à população" conclui.

Prefeitura Municipal de Riqueza