Capacitação em Administração de Pequenos Negócios supera expectativas de participantes

Abrir e gerir um negócio exige um conjunto de habilidades e informações. Pensando nisso, a Administração Municipal de Riqueza têm incentivado, além da abertura de empresas, a busca por conhecimento por parte dos empresários (e futuros empresários), possibilitando um melhor entendimento sobre o público e o mercado e, consequentemente, uma boa gestão e alcance de resultados.

Uma das mais recentes iniciativas, realizada em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), é a capacitação em Administração de Pequenos Negócios (APN). O curso foi ofertado de maneira gratuita aos interessados em três noites, de 30 de setembro a 02 de outubro, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores.

Ministrado pela consultora do Sebrae, Sandra Mara Puhl Somavilla, o projeto teve a participação de 37 munícipes riquezenses. “Dentre os benefícios, estão o estabelecimento de objetivos, formação de preços e estratégias de atuação; organização da área financeira; estabelecimento de metas e análise de alcance; organização de estrutura interna e rotina; formas de avaliação do trabalho dos colaboradores e do desempenho geral do negócio”, explica Sandra.

O Prefeito de Riqueza, Renaldo Mueller, esteve presente na abertura e no encerramento da capacitação. Para ele, é uma grande satisfação executar um projeto que tem o potencial de contribuir com o crescimento de empresas e, consequentemente, do município. “Investimos nesta parceria, pois acreditamos que a busca por conhecimento é uma chave para o sucesso”, comenta.

Conforme diversos participantes, as atividades superaram as expectativas e contribuirão para uma administração mais eficiente do negócio. Nilson Luedke, proprietário da empresa Marcenaria NC, é um dos empresários que acreditaram na ideia e estiveram presentes nas três noites de aprendizado. Ele destaca que a capacitação foi muito importante:

–  A partir do momento em que se começa a ter cuidado com a saúde da empresa, vamos querendo fazer mais e melhor. Sempre estamos buscando aperfeiçoamento, na intenção de aprimorar nosso trabalho, por isso há 05 anos contamos com acompanhamento do Sebrae e já temos planejamento de crescimento e expansão para os próximos 05 anos. Agradecemos ao município pela dedicação que tem com o comércio, pois é o aprendizado que nos faz melhorar.

A APN foi oferecida por meio do Programa de Consultoria Municipal (PCM). Neste sentido, as atividades em parceria com o Sebrae continuam no município. Todas as terças-feiras, o consultor Lazie de Col atende na Sede Administrativa da Prefeitura, oferecendo um trabalho de consultoria às empresas sem custos aos empresários. Horários podem ser agendados com Andréia ou pelo telefone (49) 3675-3211.

Jornalista Andrieli Severo