Epagri e Microbacias promovem curso de jardinagem na comunidade de Vila Nova

O evento foi realizando em duas etapas, sendo aulas teórica e prática sobre paisagismo, com orientações desde o preparo do solo até a manutenção das plantas. Foram repassadas informações sobre  princípios da composição paisagísticas, destacando as cores e formas, descrição de plantas, flores indicadas para o período de inverno e verão, flores para o ano todo, plantas tóxicas, manejo de pragas e doenças.

Também foram realizadas podas de limpeza e condução e enxertia em roseiras. De acordo com a Extensionista Neide e a Agrônoma Rudinéia, durante o curso organizou-se o jardim da entrada da igreja da comunidade, com o planejamento de plantas para o contorno do salão de festas e o cemitério.

Estiveram presentes as mulheres da comunidade de Vila Nova, a Extensionista Social Neide Dorini, o técnico Jean Lenkner, a Engenheira Agrônoma Rudinéia Lazaroto do Projeto Microbacias e o Sr. Lino Rohde responsável pela manutenção e embelezamento das ruas da cidade.

Rudinéia destaca a  importância e o efeito das flores no embelezamento da comunidade e das casas, "as flores transmitem sentimentos e inibem a liberação de endorfinas, hormônios do prazer", enfatiza. Para ela, foi gratificante  realizar o curso na comunidade, onde todas participaram e contribuiram no repasse de informações, sem contar que as mudas foram adquiridas nas propriedades.

Para Neide Dorini, "ficou evidente a união das mulheres no trabalho voluntário para a comunidade e a satisfação de todas com o resultado".