Riqueza investe em Capital Social

Mais um curso é disponibilizado aos produtores rurais. O Município de Riqueza juntamente com a Secretaria de Agricultura, Epagri, Departamento de Assistência Social, Sindicato dos Trabalhadores Rurais em parceria com o Sebrae, promovem o curso “Negócio Certo Rural” que tem por objetivo estimular os empreendedores rurais a inovarem em produtos e serviços já existentes nas propriedades e até mesmo na criação de novas oportunidades.

Reconhecimento especial aos produtores e produtoras que estão dispondo de tempo para adquirir conhecimento. Conforme Franciele Margado, “O maior investimento que um ser humano pode fazer é aplicar em conhecimento, pois seu rendimento é tão alto que enriquece qualquer área da vida! ”

O Programa Negócio Certo Rural, que está divido em 5 módulos com a apresentação de conceitos, dicas, exemplos e tarefas práticas para que o estudo seja agradável e para que o empreendedor rural possa relacionar o que está estudando com a prática de sua rotina na propriedade. As tarefas práticas envolvem a realização do diagnóstico da propriedade, identificação de novas ideias de negócio a partir de sua realidade e das potencialidades da região, buscar informações para avaliar as ideias e elaborar um plano de negócios.

A metodologia do programa foi ambientada para o universo agrícola, visando orientar o produtor a identificar áreas de investimento, analisar a viabilidade do negócio, elaborar plano de negócio e gerenciar o empreendimento. A iniciativa busca motivar os jovens para revitalizar suas propriedades rurais e descobrir os empreendimentos viáveis que estão ao seu alcance, como fruticultura, floricultura, mel, piscicultura, pequena agroindústria artesanal entre outras. O curso é ministrado pela instrutora Ivânia Zingler.

A Administração Municipal vem potencializando parcerias e ações voltadas ao progresso do produtor rural, um calendário vasto de atividades vem sendo executado a cada semana, apoio, visitas técnicas e execução de programas e formações que potencializam a produção no município estão em plena expansão. Para o Prefeito, Renaldo Mueller, investir em capacitação/qualificação é investir no ‘capital social humano’, dando a oportunidade aos produtores de inovarem e melhorarem a gestão da propriedade rural e consequentemente melhorará a qualidade de vida.