Mutirão para recolha de lixo eletrônico acontece neste sábado

Com o objetivo de diminuir o impacto ambiental do lixo eletrônico e impedir o descarte incorreto dos mesmos, a Prefeitura Municipal de Riqueza promoverá um mutirão para recolha de lixo eletrônico. Será no dia 28 de setembro, sábado, das 08 às 11h, na Praça Municipal Alberto Pasa.

A ação ocorrerá em parceria com a empresa REC – Reciclagem de Eletrônicos Chapecó, Câmara Municipal de Vereadores, Grupo de Escoteiros Guardiões do Iracema, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Grupo de Patinação Anjos sobre Rodas. O munícipe que entregar seus resíduos eletrônicos receberá uma muda de flor como gratificação e poderá participar de uma mateada que ocorrerá no local.

Ainda, lembramos que os riquezenses que não tiverem disponibilidade de entregar especificamente no sábado pela manhã, podem deixar os materiais na garagem do DRM, a onde há um profissional à disposição para receber.

Confira, a seguir, a lista com os materiais que serão recolhidos gratuitamente:

• Monitores (completos e fechados);
  • CPUs;
  • Nobreaks;
  • Estabilizadores;
  • Centrais telefônicas e de alarmes;
  • Notebooks;
  • Todos os tipos de cabos e fios;
  • Placas em geral;
  • Fontes;
  • HDs;
  • Celulares;
  • Tablets;
  • Pilhas e baterias;
  • Televisores (completos e fechados);
  • Climatizadores;
  • Ar condicionado;
  • Máquinas de lavar roupas (desde que contenham o motor);
  • Máquinas de lavar louças (desde que contenham o motor);
  • Toda linha de eletrodomésticos (como batedeiras, liquidificadores, fornos elétricos, micro-ondas, ferros elétricos, secadores de cabelo, fogões a gás e fogões a lenha);
  • Sucatas de alumínios, cobres, inox, dentre outros metais.

E   xistem alguns itens que são contaminantes e possuem um alto custo para a destinação. Neste sentido, confira os itens que serão recolhidos mediante pagamento de taxa somente no sábado:

• Lâmpadas de qualquer tipo ou tamanho: R$ 1,00 por unidade;
  • Monitores e televisores abertos, quebrados ou com peças do seu interior faltantes: R$ 30,00 por unidade;
  • Máquinas de lavar roupas ou louças, geladeira e freezeres que estejam sem motor: R$ 50,00 por unidade.

Jornalista Andrieli Severo