Representante da Defesa Civil orienta sobre enfrentamento ao Coronavírus

Prevenir é agir antes do problema acontecer. Neste sentido, a Defesa Civil (DC) de Riqueza está atuando na prevenção do Coronavírus (Covid-19), levando informações e orientações para que a pandemia não chegue ao município. A representante da DC, Janice Paludo Weirich, orienta sobre as principais ações que podem ser tomadas.

No que se refere às orientações para evitar a disseminação do vírus, que estão sendo repassadas por meio de Decretos Estaduais e Municipais, Janice destaca que é de extrema importância que as mesmas sejam seguidas:

—  Conforme observamos em outros países, o Isolamento Social nessa parte se deu como um item crucial para que o vírus não se propagasse e viesse a causar tudo que houve na China, Itália, Irã, Espanha, França… Então a importância do isolamento é isso, que o vírus não se propague em virtude também do período de incubação e proliferação, essas medidas foram e estão sendo tomadas pelo bem de todos.

“Podemos ver o receio do comércio e eu, particularmente, entendo a preocupação de nossos comerciantes. Além da ameaça do vírus, nossa agricultura vem sofrendo com a estiagem. Porém, essas são medidas tomadas para que logo possa-se voltar à normalidade, para que todos possam voltar trabalhar e, aos poucos, retomar suas atividades saudáveis. Por isso lembramos da importância dessas orientações decretadas pelo Governador”, comenta.

Janice orienta, também, que informar-se sobre o tema é fundamental para que não haja um desencontro de informações e desvio do foco do problema:

— Hoje o acesso às informações está a disposição de todos de forma muito fácil, mas é preciso ler e pesquisar a veracidade das fontes antes de sair espalhando coisas ruins, principalmente. As pessoas já não sabem no que acreditar, juntando isso à preocupação financeira, existe uma boa parcela da população descrente dos perigos do Covid-19.

Para que seja possível, em breve, voltar à normalidade, é necessário que cada um faça a sua parte. Janice finaliza destacando sobre a importância de todos estarem saudáveis para então voltar à normalidade:

— Eu entendo a preocupação das pessoas em relação aos problemas financeiros, porém é preciso entender também que para voltar à ativa é preciso estar saudável. Por isso, sempre que possível, pedi que as pessoas não confundissem a “quarentena” com “férias”, que permanecessem em suas casas apenas em companhia dos familiares que moram na residência, em respeito às outras pessoas que estão na linha de frente de profissões que não puderam parar.

 

 

Jornalista Andrieli Severo

Assessora de Imprensa