Administração Municipal de Riqueza investe na capacitação profissional dos munícipes

A profissionalização ao alcance de toda a população. O Departamento Municipal de Promoção Social realizou na última terça-feira (27) a solenidade de encerramento do curso de Corte e Costura Industrial. A atividade de 100 horas/aula foi desenvolvida durante dois meses no município, de forma totalmente gratuita, envolvendo 12 participantes entre jovens e adultos. De acordo com a professora Marlise Peiter, o curso de Corte e Costura Industrial fornece a profissionalização numa área de trabalho em que há carência de profissionais. "Hoje nosso município está contratando mão-de-obra de fora do município, devido à carência de profissionais habilitados para o trabalho. É gratificante pra mim, saber que dos 12 participantes do curso, pelos menos cinco deles já estão empregados".

Durante o curso, os participantes confeccionaram numa média de 20 peças cada, entre almofadas, roupas, colchas, tapetes, tudo diretamente feito com retalhos fornecidos pela Confecção Letiana. A professora Marlise relata que o início foi difícil para muitos deles. "Alguns dos participantes não sabiam nem sentar na máquina, estavam desmotivados, com medo, sentiam dificuldade no manuseio. Porém hoje, depois de todo esforço e empenho, todos estão potencialmente habilitados para trabalhar na área", explica.

O prefeito municipal, Renaldo Mueller parabenizou os participantes pelo interesse em participar do curso. "A gente se motiva quando consegue fazer parcerias para realizar ações que vão ao encontro do interesse da população, especialmente visando à profissionalização e à geração de emprego", afirma. A primeira-dama Dóris Distler também parabenizou as participantes do curso e destacou que de retalhos originaram-se obras de artes.

A proprietária da Confecção Letiana, Diva Pereira também se fez presente na solenidade e destacou que há falta de profissionais no município habilitados para trabalharem na área de confecção. "Estamos planejando expandir a empresa e gostaríamos muito de ampliá-la com funcionários capacitados no município". Ela elogiou participação do aluno Douglas Rodrigues no curso e destacou que a atividade não deve se restringir à mão-de-obra feminina. "É preciso vencer o preconceito e lutar por um lugar no mercado de trabalho", explica.

O Secretário Municipal de Educação, Adolfo Boré também esteve presente na solenidade. Ele parabenizou a Administração Municipal pela iniciativa. "Hoje o mercado de trabalho está saturado e exatamente por isso, é importante investir numa área em há demanda empregatícia", alertou Adolfo. O aluno Douglas, de 15 anos, relatou que no início sofreu preconceito por participar do curso, mas que o resultado foi compensador. "Hoje já estou empregado e trabalhando na área", comemora.

A diretora do Departamento de Promoção Social, Elenir Kinas, abriu a solenidade de entrega de certificados às concluintes do curso, destacou que outros cursos devem ser oferecidos pelo município no ano que vem. "É importante que as pessoas desempregadas aproveitem esses cursos para se profissionalizarem de forma totalmente gratuita e as pessoas que já trabalham, têm a oportunidade de se aperfeiçoarem", enfatiza.

Prefeitura Municipal de Riqueza