Diretoria do CONSEG é empossada em Riqueza

O CONSEG, Conselho Comunitário de Segurança de Riqueza instalado no município no último mês realizou na última segunda-feira (20) a solenidade de posse de sua diretoria. Na oportunidade esteve presente o Coordenador Estadual de Policia Comunitária, Coronel da Polícia Militar, Emilson Carlos Souza, que fez a entrega da Carta Constitutiva ao presidente empossado do CONSEG riquezense, Haroldo Kinas. A Carta Constitutiva estabelece que em conformidade com o Decreto 2.136 de 12 de março de 2001, o funcionamento do CONSEG de número 297 em Riqueza.

Os membros da diretoria empossada receberam na solenidade também bottons identificadores da integração ao CONSEG. A diretoria é composta pelo Presidente: Haroldo Kinas, Vice-presidente: Ronaldo Zimmer, 1ª Secretária: Inês Demarco, Diretor Social: Gerson da Luz, Diretor Anti-Drogas: Irineu Dalla Lana, Conselho de Ética: Deonilda Silva, Cleide Mucha e Loivo Peiter. Também fazem parte do CONSEG riquezense, o Tenente da Policia Militar, Giovani Santos Constanza e o Escrivão Policial , Nilton Jung representando a Polícia Civil de Riqueza.

O Prefeito Municipal de Riqueza, Renaldo Mueller exaltou a importância da constituição deste órgão de defesa do cidadão no município. Ele parabenizou a iniciativa das lideranças comunitárias. "É motivo de orgulho para a Administração Municipal de Riqueza dispor de uma comunidade tão ativa e preocupada com a segurança do seu município. O CONSEG certamente virá para auxiliar no trabalho policial do município, no reforço à defesa dos cidadãos e no contato junto às reivindicações da comunidade", destacou o prefeito.

Conforme o presidente do CONSEG, Haroldo Kinas, o órgão tem como função primordial, aproximar e integrar mais a polícia à população, atuando no planejamento de ações preventivas, buscando a melhoria da segurança pública do município. Conforme ele também é função do órgão promover campanhas educativas de orientação à população. "Uma das primeiras medidas a serem instituídas pelo órgão é a colocação de urnas lacradas em pontos estratégicos da cidade, para o encaminhando as denúncias, reivindicações e na sugestão de ações às autoridades policiais. As urnas já estão sendo confeccionadas e dentro de alguns dias já estarão disponíveis na cidade. Elas só poderão ser abertas na presença de autoridades competentes como Delegado de Polícia e Promotor de Justiça.", explica Kinas.

Kinas convoca a população riquezense a participar das reuniões do conselho. A próxima esta marcada para o dia 9 de novembro na sede da Câmara Municipal de Vereadores. "Podem participar do Conselho, pessoas idôneas que estejam dispostas a colaborar com o bem-estar da comunidade e das entidades comunitárias já existentes", afirma.

A filosofia da Policia Comunitária em Santa Catarina, conforme Estatuto fundamenta-se na parceria e no bom relacionamento com a comunidade, sendo uma maneira inovadora e mais poderosa de concentrar as potencialidades e os talentos das organizações policiais e da comunidade para solução dos fatos que dão origem ao crime e as repetidas chamadas por auxílio policial.

Estiveram presentes na solenidade de posse também o Delegado Regional de São Miguel do Oeste, Alexandre Meyer; o representante do Comandante da 9ª Região Policial Militar de São Miguel do Oeste, Tenente Coronel Flamarion Schieffelbein; a Coordenadora de Polícia Comunitária na Polícia Civil, Vanessa de Oliveira Corbari; o Coordenador de Polícia Comunitária na Polícia Militar, Tenente Coronel Luiz Ricardo Duarte; o Comandante do 11º Batalhão de São Miguel do Oeste, Tenente Coronel Benevenuto Chaves Neto, a Delegada da Comarca de Mondai, Lisiane Junges, o Tenente Coronel da Polícia Militar, Jorge Luiz Gomes, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Loivo Peiter e o Vice-Prefeito, Valnei Koschinski.

Prefeitura Municipal de Riqueza