Agentes Comunitários de Saúde definem estratégias para melhorar atendimento

A Secretaria de Saúde de Riqueza, através da enfermeira Suellen Fincatto, realizou uma reunião com os Agentes Comunitários de Saúde na manhã da última segunda-feira, dia 08 de abril. O encontro teve como objetivo a definição de estratégias para melhorar o atendimento destes profissionais no município.

O assunto havia sido trabalhado no dia 02 de abril, terça-feira, durante a VI Conferência Municipal de Saúde. Na oportunidade, foi percebida a necessidade de aperfeiçoar o atendimento domiciliar, pois a população precisa conhecer melhor as atribuições que cabem a estes profissionais. Além disso, foram apontadas as principais dificuldades encontradas pelos agentes no momento da visita aos domicílios.

De acordo com Suellen, após a Conferência, a reunião foi agendada para trabalhar estas questões. Em um primeiro momento, as principais situações dificultosas foram descritas em um cartaz, sendo elas: encontrar os munícipes em casa, pois muitos trabalham em horário comercial; questões climáticas, como chuva ou sol forte demais; distância entre as residências; animais soltos; precariedade de estradas; e casas com difícil acesso. Os profissionais encontram, ainda, problemas para informar sobre suas atribuições.

Posterior à elaboração do cartaz, foram elencadas medidas que possam amenizar tais dificuldades. “Dentre as principais sugestões, estão agendar com as pessoas que trabalham durante horário comercial, via WhatsApp, qual o melhor horário para a visita; melhor identificação, com camiseta ou crachá; e, através de folhetos, repassar à população quais são as atribuições do agente de saúde, com base na Portaria da Atenção Básica de 2017”, explica Suellen.

Ainda conforme a enfermeira, todas as medidas serão colocadas em prática nos próximos dias, visando a melhoria efetiva do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde no município. Neste sentido, uma nova reunião está agendada para o dia 08 do próximo mês, com o objetivo de avaliar os primeiros resultados da iniciativa.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Riqueza