ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM BOAS MÃOS

Na última terça-feira, dia 04 de setembro o novo Conselho de Alimentação Escolar – CAE tomou posse sendo eleita nova diretoria. A função de presidente foi assumida por Nelson Schingel, tendo como vice Zara Carla Fishborn, que atuará à frente do CAE pelo período de quatro anos.

Criado sob a Lei nº 168, de 23 de abril de 1997, o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) existe para fiscalizar os recursos federais destinados à merenda escolar e garantir as boas práticas sanitárias e de higiene dos alimentos nas instituições de ensino. É formado por representantes da sociedade civil, de trabalhadores da Educação, de pais e de alunos.

Cabe ao órgão analisar uma série de ações, que incluem desde a produção dos alimentos até a prestação de contas dos gastos relacionados ao assunto.

Também é tarefa do CAE emitir um parecer anual sobre o uso desses recursos pela rede de ensino. É com base nesse relatório que é determinada a continuidade ou a interrupção dos repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar.

A secretária municipal de Educação, Elení Endrigo coordenou a reunião, agradeceu a presença de todos os novos membros do conselho, elencou algumas das atividades e investimentos da prefeitura, explicou como tem sido conduzida a política de alimentação escolar na rede municipal e colocou a secretaria à disposição.

“Possuímos uma sala equipada na secretaria para atender aos conselhos ligados a educação.  Para nós é de fundamental importância que o CAE seja atuante e venha somar conosco nas políticas públicas de investimento e melhoria da qualidade da educação e da merenda escolar da rede municipal de ensino. Avançamos muito na melhoria do cardápio oferecido aos alunos e temos procurado inovar sempre, dentro daquilo que o Município pode oferecer”, salientou a secretária.