Plano Municipal de Cultura será votado em conferência no próximo dia 08/11/2018.

O primeiro passo para a elaboração do Plano Municipal de Cultura foi dado durante o I Fórum Municipal de Cultura, realizado em abril deste ano em Riqueza. Depois foi realizada a reunião de setoriais, destinada aos representantes de movimentos artísticos, culturais, artesanais e folclóricos, para discutir as ações que fortaleçam os segmentos da cultura do município, reivindicando propostas para apresentação dos objetivos e metas que nortearam a elaboração do plano municipal de cultura de Riqueza.

O Plano foi finalizado e agora está disponível para consulta pública no site da prefeitura de Riqueza. A comunidade tem até o dia 08/11/2018 para avaliar a proposta e comparecer à Conferência Municipal de Cultura para votar. Em caso e aprovação, o Plano será transformado em projeto de lei e direcionará o fomento da cultura em Riqueza pelos próximos dez anos.

O Plano Municipal de Cultura tem como objetivo geral reconhecer, preservar e valorizar a diversidade de expressões culturais do município de Riqueza e região, possibilitando o desenvolvimento da cultura em todos os seus campos como afirmação de identidades, vetor de desenvolvimento econômico, simbólico e cidadão. Se aprovado, deve ser regido por diretrizes e objetivos específicos. Terá programas estratégicos nas áreas de gestão cultural, intercâmbio e expressões artístico-culturais, formação, patrimônio cultural, economia da cultura e diversidade e direitos culturais. Dentro disso, existem as metas que estabelecem inúmeras ações para serem colocadas em prática e cumprir com o objetivo geral.

Após aprovado, vai ser encaminhado para a Câmara de Vereadores para ser transformado em lei e, dentro disso, é construído todo o sistema que a cultura precisa trabalhar com relação às políticas públicas – explica a Diretora de Cultura Ceci Slaviero.

É importante destacar, que estamos empenhados em finalizar a legalização do Sistema municipal de Cultura para Riqueza, pois os municípios que não tiverem o Plano, não vão mais conseguir concorrer a recursos do Ministério da Cultura, por isso é fundamental que esse processo seja finalizado.

A Conferência Municipal de Cultura será no dia 08 (oito) de novembro, quinta-feira, a partir das 13:30min, na Câmara de Vereadores de Riqueza. Será o momento final para conferir o Plano Municipal de Cultura e votar. Toda comunidade está convocada a participar da I Conferência de Cultura.