Curso de jardinagem é realizado em Riqueza

O Departamento de Promoção Social do município de Riqueza, em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural, promoveu um curso de jardinagem nos dias 28 e 29 de janeiro, segunda e terça-feira.  As vagas foram destinadas a  trabalhadores rurais ou munícipes em atividade econômica relacionada ao treinamento.

Conforme o instrutor do curso Olavo Adelberto König, foram trabalhadas as técnicas de paisagismo e jardinagem. “O objetivo do treinamento é a melhoria da renda e qualidade de vida das pessoas do meio rural. As técnicas que utilizamos podem ser empregadas nos mais diversos ambientes, seja ao redor do aviário, do chiqueiro, da residência ou do clube. Além disso, a melhora no ambiente proporciona uma valorização imobiliária do espaço trabalhado”, comenta.

A dona de casa Vanajara Regina Venturini, de Linha Sanga Forte, é uma das participantes do treinamento. Segundo ela, a união da teoria e da prática foi fundamental: “O curso foi muito bom, aprendemos a teoria e a prática. Geralmente com a  prática eu aprendo muito mais. Eu vou levar o que eu aprendi para o meu jardim, o professor deu algumas dicas de como fazer, então só tenho a agradecer”.

Além da aplicação na propriedade rural, há quem participou do curso visando melhorias no local de trabalho. É o caso de Martina Petry, que reside na cidade e trabalha na Igreja Católica. Para ela, “o curso foi muito bom. Eu resolvi participar do curso, pois pretendo fazer algumas mudanças e melhorias no pátio da igreja. Considerando o que eu aprendi, já tenho algumas ideias que pretendo colocar em prática”.

Segundo a Diretora de Assistência Social do município, Valdete Lenkner, estas parcerias são importantes e reforçam o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população riquezense. O curso teve a participação de 10 pessoas, duração de 16 horas e contou com certificado de formação.

Jornalista Andrieli Severo

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Riqueza