1º Curso de Juventude Rural será desenvolvido em Riqueza

Nos últimos anos, a bovinocultura de leite se consolidou como uma das principais atividades desenvolvidas pelos agricultores riquezenses. Pensando nisso, a Epagri, juntamente com o Banco do Brasil, Casa Familiar Rural, Cooperativa A1, Prefeitura Municipal de Riqueza, Sicoob e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, irá desenvolver em 2019 o 1º Curso de Juventude Rural, voltado aos jovens que trabalham com a produção leiteira no município.

O curso, que iniciará no próximo dia 21 de março, quinta-feira, é composto por nove módulos e terá encontros mensais – com previsão de encerramento para o mês de novembro. Cada módulo contará com uma manhã de estudos, desenvolvida por meio da orientação de profissionais altamente qualificados. Na parte da tarde, acontecerão atividades práticas, com visitas à propriedades bem sucedidas do município e da região. Nos encontros, serão abordados temas como melhoramento de pastagens, boas práticas, redução de custos, necessidades nutricionais do rebanho, sucessão rural, liderança e gestão.

Conforme Douglas Gato, Engenheiro Agrônomo da Epagri, a iniciativa tem como objetivo incentivar a sucessão familiar no meio rural, proporcionar uma melhoria nas questões ambientais das propriedades, promover o convívio e a realização de atividades em sociedade, possibilitar o aumento da renda das famílias e qualificar o trabalho que já é desenvolvido pelos produtores no município – através do leite de qualidade e com baixo custo de produção.

Ainda de acordo com Gato, o curso terá a participação de 28 jovens, com idade entre 16 e 37 anos, já ligados à atividade leiteira. A previsão é de que os encontros tenham início às 08h45min e se estendam até as 16h30min, com almoço gratuito aos participantes. A Epagri disponibilizará material teórico e instruções técnicas, enquanto as instituições e entidades apoiadoras contribuirão com os recursos financeiros necessários para a formação.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Riqueza