Produção piqueteada de frangos caipiras é abordada durante curso

A Administração Municipal de Riqueza, por meio do Departamento de Assistência Social, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), promoveu, nos dias 02, 03 e 04 de abril, um curso de Produção de Frangos e Ovos Caipiras. A capacitação foi um sucesso e contou com a participação de 20 munícipes.

De acordo com a Diretora de Assistência Social do município de Riqueza, Valdete Lenkner, o curso abordou técnicas de produção piqueteada de raças caipiras puras, com aptidão para ovos e carne. “O participante conheceu técnicas de manejo que permitem usar até 60% de alimentos alternativos [pasto]. Foram três dias de muito trabalho, mas estamos muito gratos por ver que todos gostaram, tivemos diversas manifestações positivas e, até mesmo, famílias interessadas em aplicar o projeto”, explica.

Além das aulas teóricas, realizadas no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, os participantes tiveram um momento de visitação às propriedades das famílias dos agricultores Gilmar Pessato, de Linha Consoladora; Lucinda Sonalho, de Vila Cambucica; e Romilgo Burkhardt, de Linha Alta Riqueza. Valdete comenta que “durante a visita às propriedades, foi comprovado que a técnica de criação de frango piqueteado, à base de pasto, pode ser feita. Será mais uma fonte de renda para os agricultores”.

Valdete aproveita, ainda, para agradecer aos que contribuíram para a realização do curso: “Agradecemos ao Senar e à Administração Municipal pela parceria; à Secretaria de Agricultura, Epagri e agricultores pela participação; e ao Poder Legislativo pelo espaço cedido. Particularmente, deixo um agradecimento especial a toda a equipe do Departamento de Assistência Social pelo apoio e prestatividade em nossos projetos. Nossos servidores são fundamentais, desde o momento da inscrição até o encerramento dos cursos”.

Jornalista Andrieli Severo

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Riqueza