Agricultores participam de Dia de Campo sobre gado de leite

A Epagri de Riqueza, em parceria com a Secretaria de Agricultura do município, promoveu no último dia 11 de abril, quinta-feira, um dia de campo sobre gado de leite. O encontro contou com a participação de cerca de 25 agricultores e foi realizado em Linha Progresso, na propriedade da família de José Portes da Silva.

As informações apresentadas durante a atividade foram trabalhadas pelos Engenheiros Agrônomos da Epagri, Douglas Gato e Luiz Carlos Jornada do Amaral; pela Médica Veterinária da Prefeitura, Veridiane Orsolin; e também pelo Engenheiro Agrônomo da Prefeitura, Ederson Secchi.

O conteúdo apresentado pelos profissionais foi dividido em três estações didáticas. A primeira abordou a sobressemeadura de sementes de gramíneas de inverno (aveia e azevém) em áreas de pastagens perenes de verão (tifton, jiggs, etc.). A segunda trabalhou, de maneira teórica e prática, a qualidade do leite e controle de CCS (Contagem de Células Somáticas) e CPP (Contagem Padrão de Placas). Já a terceira tratou sobre a importância da água e sombra nos piquetes.

Na estação conduzida pelo Engenheiro Agrônomo Douglas Gato, foi abordada a sobressemeadura, com intuito de fornecimento de alimento de qualidade no período de vazio forrageiro no out/inverno. A prática consiste na introdução de espécies anuais de inverno (aveia, azevém e trevos) em áreas de pastagens perenes de verão (tifton, jiggs, etc.), onde devem ser seguidas algumas técnicas para que tenha sucesso efetivo. Também foram abordados os temas de manejo dos animais em piquetes, divisão dos animais em lotes conforme a exigência nutricional, visando melhor aproveitamento da pastagem.

Os Engenheiros Agrônomos Ederson Secchi e Luiz C. J. do Amaral abordaram sobre a importância de disponibilizar sombra e água nos piquetes, com melhorias tanto em relação ao bem-estar animal, quanto à qualidade e quantidade de leite produzido, acarretando em avanços nos índices reprodutivos. Também foi tratado, junto aos agricultores, a importância de antes da implantação das pastagens perenes, realizar a análise e correção do solo, onde foi realizado uma prática de coleta de amostras de solo, com indicação de pontos de coleta na área, quantidade de solo, profundidade da amostra e armazenagem até o encaminhamento ao laboratório.

Juntamente, a Médica Veterinária Veridiane Orsolin abordou a questão de adoção de práticas de manejo indicadas para atender as exigências atuais na qualidade do leite, tema que vem ganhando muito destaque e se faz importante para a manutenção e para a rentabilidade do produtor na atividade. Destacou-se no dia a questão da CCS (Contagem de Células Somáticas), índice que está relacionado com a saúde da glândula mamária; e a CPP/CBT (Contagem Padrão em Placa/Contagem Bacteriana Total), relacionada a higiene no processo de obtenção, armazenamento e transporte do leite.

Ainda no local, realizou-se a prática de identificação dos animais com mastite subclínica, através de um teste indireto que tem correlação positiva com a presença de células somáticas, o CMT (California Mastites Test), importante na tomada de decisão para a segregação das vacas na linha de ordenha, uma das práticas necessárias na busca por redução da CCS no tanque.

Jornalista Andrieli Severo

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Riqueza