Entidades promovem segundo encontro do Curso de Juventude Rural

Na última terça-feira, dia 23 de abril, o segundo encontro do Curso de Juventude Rural – com foco em bovinos de leite – foi realizado no município de Riqueza. A capacitação está sendo desenvolvida pelo Banco do Brasil, Casa Familiar Rural, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), Cooperativa A1, Epagri, Prefeitura Municipal de Riqueza, Sicoob e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município.

Pela parte da manhã, os jovens reuniram-se na Câmara Municipal de Vereadores, momento em que acompanharam uma palestra com o Engenheiro Agrônomo da Epagri, Ruan Benvenutti. Na oportunidade, ele abordou as espécies de pastagens indicadas para a produção leiteira em Santa Catarina, a prática da sobressemeadura e também os cuidados que devem ser tomados na implantação e manejo das pastagens.

Ainda durante a manhã, os participantes acompanharam uma palestra institucional com o Gerente da Cooperativa A1 de Riqueza, Flavio Dai Prai. Dentre os assuntos trabalhados, estão a importância do cooperativismo e das ações desenvolvidas dentro da sociedade. Após a palestra, os jovens foram direcionados ao Centro Social Urbano para o almoço.

No período da tarde, houve o deslocamento até a propriedade da família de Ari Bartz, em Linha Tigre, no município de Mondaí – reconhecida pela Epagri como uma Unidade de Referência Técnica (URT) em bovinos de leite. Inicialmente, os participantes acompanharam um relato sobre a história da família dentro da atividade leiteira.

Em seguida, os trabalhos foram conduzidos pelo Engenheiro Agrônomo da Epagri de Mondaí, Paulo Kühn. Na oportunidade, foi realizada uma caminhada na propriedade, onde o Kühn abordou temas práticos de instalação de cercas elétricas, kit para-raios, fornecimento de água nos piquetes, sombreamento, sobressemeadura e manejo de pastagens.

A programação realizada na terça-feira (23) faz parte de uma formação composta por nove módulos de periodicidade mensal. Cada um deles conta com uma manhã de estudos e uma tarde de atividades práticas e visitação. O próximo encontro acontecerá no dia 29 de maio, quarta-feira.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Riqueza