I Festival da Canção Escolar e Cultural tem início no município

O Departamento de Cultura de Riqueza, em parceria com as escolas do município, deu início nesta segunda-feira (12) ao I Festival da Canção Escolar e Cultural. Os participantes estão divididos nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

As apresentações desta segunda-feira foram realizadas no Centro Educacional Izabel Bassani, envolvendo os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). Participaram alunos da instituição e também do Centro Municipal de Educação Infantil Gessy Spier Averbeck. Na próxima semana, serão divulgados os três primeiros classificados de cada categoria – que passam para a grande final.

No mês de setembro, em data a ser definida, serão escolhidos os representantes do Centro Educacional Nedyr Spezzatto. Em 22 de agosto, durante a XIX Feira do Livro da E.E.B. Genoveva Dalla Costa, acontecerão as apresentações dos alunos da instituição, além dos candidatos da E.E.F. Eulina Alves de Gouveia Marcelino e Casa Familiar Rural. Já a grande final acontecerá no dia 25 de outubro, com detalhes a serem divulgados posteriormente.

Ainda, ressalta-se que os candidatos são avaliados por três jurados. São considerados os critérios de afinação, ritmo, dicção e interpretação e as notas variam de 06 a 10.  Nesta primeira etapa, a divulgação dos classificados para a próxima fase estão previstas para serem divulgadas na semana subsequente às apresentações.

De acordo com informações da equipe do Departamento de Cultura, a iniciativa ocorre com o objetivo de fomentar a cultura, promover parcerias, desenvolver intercâmbio e oportunizar a valorização de novos talentos pela arte musical. Desta forma, agradecem pela parceria das escolas, dos professores e da Administração Municipal.

Para o Prefeito, Renaldo Mueller, a iniciativa representa o sucesso de um trabalho realizado em conjunto: “Essa parceria entre a Secretaria de Educação e o Departamento de Cultura é muito importante, são atividades que contribuem para o desenvolvimento de cada uma das crianças, fazendo com que percam a timidez, tenham coragem para enfrentar novos desafios e descubram seus talentos”.

Jornalista Andrieli Severo

Assessora de Imprensa