Família Saúgo amplia produção de suínos e recebe incentivo da Administração Municipal

A família Saúgo, de Linha Iracema, interior de Riqueza, está próxima de ampliar a produção de suínos em sua propriedade. Residindo na comunidade há 14 anos, os agricultores Darcilo e Gentilha, juntamente com o filho Fábio, nora Clediane e neto Murilo, viram na atividade uma oportunidade para ampliar a renda e melhorar a qualidade de vida.

Atualmente, a família possui um chiqueirão com capacidade para 499 animais. Nos últimos dias, com incentivo da Administração Municipal, concluíram as obras de terraplanagem para a construção de um segundo espaço, com capacidade para 616 suínos. Os serviços de terraplanagem e acesso foram disponibilizados gratuitamente com máquinas da Prefeitura.

Darcilo comenta que antigamente residiam em Linha Cambucica e após a aquisição da propriedade trabalharam somente com tabaco e grãos. Em um momento de desânimo, colocaram a terra à venda, mas posteriormente resolveram investir em gado leiteiro e criação de suínos, o que tem levado bons resultados para a família.

Conforme o casal Fábio e Clediane, há alguns anos os dois foram morar na cidade, mas pensando no futuro, em especial do filho Murilo, resolveram voltar e investir na propriedade. “O caminho não é fácil, temos sempre as dificuldades, mas no dia a dia conseguimos driblar os momentos difíceis. Por isso, agradecemos muito à Administração por ajudar a tornar nosso sonho possível”, diz Fábio.

O Secretário de Agricultura, Claudecir Cecato, afirma que “para nós, é uma satisfação poder ver uma família feliz com sua prosperidade e ver mais uma obra ser concluída. Fazendo parte da Secretaria de Agricultura e estando junto com a Administração, é muito bom  entregar mais uma obra e ver que eles tem muitas possibilidades de agregar valor à comunidade e ao município”.

Valmor Rigo, Secretário do DRM (Departamento Rodoviário Municipal), salienta que “a família está de parabéns. O agricultor forte investe no que leva renda à propriedade e ao município. Tenho o privilégio de estar à frente destes trabalhos, já foram sete terraplanagens neste ano e hoje estamos muito satisfeitos ao entregar esta obra à família Saúgo”.

O Prefeito de Riqueza, Renaldo Mueller, destaca a importância das parcerias: “A gente se anima quando vê um projeto igual ao do Saúgo. Ouvir o depoimento de um casal novo, que saiu, foi para a cidade trabalhar, tinha emprego, mas decidiu voltar à propriedade e investir… Uma propriedade familiar que mostra ser possível realizar sonhos, basta ter um objetivo, correr atrás e fazer acontecer. São um modelo e uma referência em nosso município”.

Jornalista Andrieli Severo

Assessora de Imprensa