Alunos da CFR desenvolvem aerador sustentável e conquistam 2º lugar na XIII Feira Estadual de Ciências

Após a conquista do 1º lugar na Feira Regional de Ciências – realizada no dia 18 de setembro, em Águas de Chapecó – alunos do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária da Casa Familiar Rural (CFR), de Vila Cambucica, tiveram um novo desafio na última semana: apresentar seu projeto de aerador sustentável na XIII Feira Estadual de Ciências, em Blumenau.

Conforme o Diretor da CFR, Claudinei Furlan, o evento iniciou na segunda-feira (28) e se estendeu até a quarta-feira (30). Na oportunidade, a instituição foi representada pelos alunos Fernando Balmer e William Grisang, acompanhados pela Professora e Orientadora do projeto, Tainara Strege. Através do projeto, eles conquistaram a segunda colocação na categoria Ensino Profissional.

De acordo com Tainara, o aerador sustentável foi desenvolvido juntamente com os demais alunos e professores da CFR. Ele funciona como uma alternativa barata e eficaz ao piscicultor que sofre com a morte dos peixes por falta de oxigênio. “O aerador foi desenvolvido a partir de peças recicláveis, sendo de fácil montagem e baixo custo de energia, apresentando a mesma eficácia dos aeradores industriais”, comenta.

A professora comenta, ainda,  que “a participação das escolas nas Feiras de Ciências é de suma importância para o conhecimento sobre iniciação científica, pois a partir dos projetos desenvolvidos, os alunos estabelecem uma relação de interação e troca de experiências, entre alunos, professores e comunidade. Contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa, diálogo e criatividade no âmbito escolar, valorizando e motivando os alunos”.

Jornalista Andrieli Severo