Coordenadoria Municipal da Defesa Civil participa de reunião no CIGERD, em Maravilha

Os representantes da Coordenadoria da Defesa Civil do município de Riqueza,  Ederson Secchi e Janice Paludo Weirich, participaram na manhã da última terça-feira (19) de uma reunião em Maravilha. O encontro foi realizado na sede do CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres) e teve como objetivo a abordagem do Plano de Contingência dos municípios da região.

De acordo com o Coordenador Regional da Defesa Civil, Henrique Junior Cocco, o encontro contou com a presença da maior parte dos coordenadores municipais da região, bem como da Gerente de Preparação da Defesa Civil de Santa Catarina, Elna Fátima Pires de Oliveira. Na oportunidade, foram esclarecidas dúvidas sobre o Plano de Contingência que vem sendo elaborado pelos municípios.

Cocco destaca que “o Plano vem para regular as atribuições de cada órgão em caso de desastres. Também, segundo a legislação, para que os municípios possam pleitear recursos junto ao Estado, terão que ter estes prontos. Os municípios aqui da Regional já estão com seus planos em estágio de conclusão, então, ficou definido que deverão conclui-los até o primeiro semestre de 2020”.

No caso específico do município de Riqueza, o Coordenador Regional ressalta que o empenho dos responsáveis pela Defesa Civil Municipal está sendo fundamental para o desenvolvimento do documento. “Eles não mediram esforços para que este plano chegasse a tal patamar”, finaliza.