Entidades riquezenses promovem Curso de Juventude Rural e capacitam 15 jovens

Com o objetivo de incentivar a sucessão familiar, melhorar questões ambientais, promover convívio em sociedade, aumentar a renda das famílias e qualificar o trabalho nas propriedades rurais, um Curso de Juventude Rural  foi desenvolvido no município de Riqueza durante o ano de 2019. A iniciativa contou com a participação de 15 jovens que trabalham com produção leiteira em suas propriedades.

A programação foi composta por nove módulos e encontros mensais. Cada módulo contou com uma manhã de estudos, desenvolvida por meio da orientação de profissionais altamente qualificados. Pela parte da tarde, foram desenvolvidas atividades práticas, com visitas à propriedades bem sucedidas do município e da região. Nos encontros, abordou-se o melhoramento de pastagens, boas práticas de produção, redução de custos, necessidades nutricionais do rebanho, sucessão rural, liderança e gestão.

O curso resultou de uma parceria entre Banco do Brasil, Casa Familiar Rural (CFR), Cooperativa A1, Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), Prefeitura Municipal de Riqueza, Sicoob, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR). A Epagri foi responsável pelo material teórico e instruções técnicas, enquanto as entidades apoiadoras contribuíram com recursos financeiros.

A capacitação teve início no dia 21 de março e encerrou na manhã da última terça-feira, dia 26 de novembro. O evento de encerramento ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença de autoridades locais, regionais e estaduais; representantes das entidades parceiras; jovens cursistas e seus familiares. Em um primeiro momento, o Consultor do Sebrae, Lazie de Col, realizou uma palestra com o tema “Qualidade de Vida, Relacionamentos e Sucessão Familiar”.

Após, o jovem Leonardo Barrichello, representando os cursistas, deixou uma mensagem de agradecimento: “Agradecemos a todas as entidades promotoras do curso, graças a elas, poderemos evoluir em nossas propriedades. Com a formação técnica, dados e informações, podemos melhorar, sempre com os pés no chão. Se aplicarmos 25% do conteúdo em nossas propriedades, tenho certeza de que a evolução será gigantesca em produção e melhorias”.

Na sequência, compuseram a mesa de honra e realizaram seu pronunciamento: Vice-Prefeito, Leandro Alba; Gerente Estadual de Extensão Rural da Epagri, Darlan Marchesi; Gerente Regional da Epagri, Mircon Frühauf; Secretário de Agricultura, Cladecir Cecato; Gerente da Cooperativa A1, Flávio Dai Prai; Vice-Presidente do STTR, Nelson Swuinguel; Representante do Banco do Brasil, Felipe Grasel; Gerente do Sicoob, Jacenir Wille; e Diretor da CFR, Claudinei Furlan.

O Vice-Prefeito de Riqueza, Leandro Alba, destaca sobre a importância das parcerias e também sobre o mérito dos jovens em buscar aperfeiçoamento: “São entidades diferentes, mas com um objetivo em comum, de buscar o melhor para o município e para os nossos munícipes. Aproveitando, parabenizo aos participantes por toparem esse desafio de melhorar ainda mais suas propriedades através do conhecimento. Todos são vitoriosos”.

De acordo com o Gerente Estadual de Extensão Rural da Epagri, Darlan Marchesi, o trabalho de formação de jovens tem ocorrido em todo o estado de Santa Catarina em diferentes formatos: “Essa intercooperação entre entidades tem sido um destaque bastante positivo para a formação dos jovens. Percebemos muita diferença entre quando eles entram no curso e quando saem, eles agora estão muito bem posicionados e preparados para crescer pessoal e profissionalmente”.

Além da palestra e dos pronunciamentos dos representantes das entidades promotoras da capacitação, o evento de encerramento também contou com a entrega do certificado de participação aos jovens. Na sequência, autoridades, jovens e seus familiares reuniram-se para uma foto oficial. A programação encerrou com um delicioso almoço, servido nas dependências do Centro Social Urbano.

Jornalista Andrieli Severo