AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA ATUALIZAÇÃO DAS METAS DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

Aconteceu na noite da última quarta-feira, 15 de março, a Audiência Pública para atualização das metas do plano municipal de saneamento básico. O encontro aconteceu no Plenário Elma Endrigo, da Câmara Municipal de Vereadores, e contou com a presença do Prefeito em Exercício, Leandro José Alba, vereadores, secretários, assessora jurídica, engenheiro sanitarista, servidores municipais e população.

Conforme o engenheiro sanitarista, Carlos Eduardo da Luz, investir em saneamento é investir em qualidade de vida para toda população. “Essa é uma área essencial para a prevenção de doenças, melhoria nos indicadores de saúde, aumento do IDH, redução nos gastos com saúde pública, entre outros fatores”, comenta.

O Plano Municipal de Saneamento Básico permite à Administração Municipal definir objetivos, metas e programas para atingir a universalização do saneamento dentro de seu território. Entretanto, apenas elaborar o Plano Municipal de Saneamento não é suficiente, além de pôr em prática as ações previstas no documento, o município também deve revisá-lo com periodicidade, com a finalidade de adequá-lo às novas demandas de saneamento.

A participação da sociedade civil é de suma importância neste processo, pois é o momento que os munícipes poderão contribuir para o desenvolvimento de um modelo de gestão autossustentável.