Idosos riquezenses são beneficiados com aula de ginástica e dança

Fazer exercício em prol de uma vida saudável na 3ª Idade, buscando qualidade de vida e longevidade. Esse é um dos propósitos do Departamento Municipal de Promoção Social de Riqueza que fornece aos idosos de todo o município, aulas de ginástica e de dança. As aulas são oferecidas uma vez por semana em cinco comunidades.

Conforme a professora de ginástica, Maritânia Peretti os exercícios desenvolvidos com os idosos são diferenciados. "É priorizada a ginástica laboral e localizada, com alongamento de músculos, técnicas de massagem através de exercícios leves, que estejam de acordo com a limitação física dos alunos. O objetivo fundamental é buscar o bem estar e a qualidade de vida dos mesmos". Ela ressalta, que idosos com determinados problemas de saúde, possuem um tratamento diferenciado, sendo que os exercícios são realizados de acordo com sua forma física.

Para a professora de dança, Eliane Dai Prai, o trabalho com os idosos é gratificante. "O idoso é um ser especial, que tem uma perspectiva diferente que qualquer outra faixa etária. Eles são divertidos, fazem da dança uma grande brincadeira e vê-los sorrindo, felizes é algo que compensa todo o trabalho e dedicação de um professor", afirma.

Para a idosa Gertrudes Schneider, que não perde os ensaios, as aulas de ginástica e dança contribuem não apenas para o fortalecimento da forma física, como também para a estabilidade emocional. "A gente se diverte, dorme bem à noite, se sente mais forte e percebe que o grupo se torna mais unido. Isso faz bem pra alma". Ela relembra que na mocidade não havia tempo para se dedicar a essas atividades e após constituir família, o trabalho e a dedicação intensiva aos filhos reprimia ainda mais essa possibilidade. "Agora na 3ª Idade de fato estamos podendo aproveitar a vida, e vivendo de acordo com nossa idade", enfatiza.

Prefeitura Municipal de Riqueza