Conselho Municipal de Segurança é criado em Riqueza

Município é um dos pioneiros na região oeste a constituir o CONSEG

A preocupação com a segurança pública do município motivou lideranças riquezenses a criarem o CONSEG, Conselho de Segurança Municipal. O órgão, sem fins lucrativos, tem o objetivo de atuar como um porta-voz da população junto à polícia, no direcionamento de ações mais eficazes ao combate à criminalidade e à segurança dos munícipes.

O CONSEG é supervisionado pela Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, com sede em Florianópolis. Várias cidades do estado já constituíram o órgão de segurança, que é composto de membros da comunidade. Riqueza é um dos poucos municípios da região oeste a instituir o CONSEG. A criação parte unicamente do interesse e da organização dos moradores de cada município.

A diretoria do CONSEG de Riqueza, que deve tomar posse em breve está assim constituída. Presidente: Haroldo Kinas, Vice-presidente: Ronaldo Zimmer, Secretária: Inês de Marco, Diretor Social: Gerson da Luz, Diretor Anti-Drogas: Irineu Dalla Lana, Conselho de Ética: Deonilda Silva, Cleidi Mucha e Loivo Peiter.

O presidente do CONSEG, Haroldo Kinas explica em entrevista a função do CONSEG e as ações a serem desenvolvidas em Riqueza.

De quem partiu a idéia para a implantação do CONSEG em Riqueza?

H. K – Surgiu da necessidade em aumentar a segurança pública da cidade. A idéia partiu de representantes do Banco do Brasil de Riqueza, sendo logo levada ao conhecimento de lideranças da comunidade, que começaram a se reunir periodicamente, debatendo a possibilidade de implantação. A Delegada de Mondai, Liziane Junges auxiliou na orientação quanto aos primeiros passos, assim como lideranças do município de Dionísio Cerqueira, que possuem o CONSEG há alguns anos na cidade.

Há previsão para a posse da diretoria?

H. K – A posse da diretoria foi adiada em função da incidência de Gripe A. A documentação dos conselheiros já foi aprovada e liberada pela coordenadoria do CONSEG em Florianópolis. Agora só falta marcar a data de posse. Esta diretoria recém eleita atuará provisoriamente no encaminhamento das atividades iniciais de formação do conselho. Em março de 2010 será eleita então, a diretoria oficial e permanente.

O que faz o CONSEG? Quem pode participar?

H. K – O CONSEG tem como função primordial, aproximar e integrar mais a polícia à população, atuando no planejamento de ações preventivas, buscando a melhoria da segurança pública do município. O órgão também deve promover campanhas educativas de orientação à população, encaminhando as denúncias dos munícipes diretamente às autoridades policiais. Podem participar do Conselho, pessoas idôneas que estejam dispostas a colaborar com o bem-estar da comunidade e das entidades comunitárias já existentes.

Quais as medidas prioritárias a serem implantadas pelo CONSEG no município?

H. K. – Uma medida que está sendo analisada pelos conselheiros e que deve ser efetuada em breve pelo órgão é a disposição de urnas em pontos estratégicos da cidade, para o encorajamento de denúncias. Através delas, a população podem depositar informações, propor medidas de segurança pública ou realizar denúncias no anonimato, auxiliando efetivamente no trabalho dos policiais. As urnas serão lacradas e só poderão ser abertas na presença de autoridades competentes como Delegado de Polícia e Promotor de Justiça.

Quando as pessoas podem se utilizar do CONSEG?

Quando desejarem reivindicar e denunciar ações em prol da segurança pública. Desde a solicitação de construção de uma lombada em determinado local da rua, assim como para a instalação ou conserto de uma lâmpada pública. O CONSEG atua como um representante legal na defesa das necessidades básica de segurança dos munícipes.

Qual a data da próxima reunião e quem pode participar?

H. K. – A próxima reunião acontece nesta segunda-feira, dia 5 de outubro, às 19 horas, na Câmara Municipal de Vereadores. A população riquezense está convidada a participar e auxiliar na elaboração de medidas de segurança. Só conhecendo as dificuldades e as reivindicações de segurança dos munícipes é que poderemos implementar ações efetivas de combate e prevenção. É importante lembrar, que a segurança só se conquista amplamente se todos os cidadãos fizerem sua parte. Está fixado na Constituição Federal, artigo 144, que "a Segurança Pública é dever do Estado, direito e Responsabilidade de todos".

Prefeitura Municipal de Riqueza