Dia de Combate à Exploração Infanto-Juvenil é destaque em Riqueza

Conselho Tutelar promove pedágio informativo pelas ruas da cidade

Dia 24 de setembro, Dia Estadual de Combate à Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. A data motivou conselheiros tutelares a promoverem um pedágio informativo pelas ruas da cidade. Na oportunidade foram distribuídos folders alertando a população quanto à importância da denúncia e as conseqüências da violência e exploração na vida das crianças. "É preciso ressaltar que a violência infanto-juvenil não acontece só através da agressão física, mas sempre que estiver sendo violado algum de seus direitos básicos, como o acesso à educação, às condições dignas de habitação e de estrutura familiar", afirma a conselheira tutelar Miriam Benedetti.  Conforme o conselheiro Eldemar Jung, já está em funcionamento no Brasil, a Central de Denúncia à Exploração Infanto-Juvenil, no número 100.

Durante o pedágio também eram distribuídas pelos escoteiros e crianças do PETI, mudas de árvore à população em referência ao Dia Nacional da Árvore, dia 21 de setembro. Em cada muda entrega, a frase de incentivo. "A cada árvore plantada a esperança de um mundo melhor". As mudas foram concedidas pelo Viveiro do Sr. Sérgio Machry, com o apoio da Delegacia de Polícia Civil de Mondaí.

A atividade em prol do Dia da Árvore e do Dia Estadual de Combate à Violência e Exploração Infanto-Juvenil foi promovida pelo Departamento Municipal de Promoção Social, Conselho Tutelar, Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, PETI e Grupo dos Escoteiros de Riqueza. O Conselho Tutelar ressalta à população, que está fixado no Estatuto da Criança e do Adolescente, Art. 5º que "nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais".

Prefeitura Municipal de Riqueza