Projeto Xô Dengue é desenvolvido em Riqueza

O Departamento Municipal de Saúde juntamente com o Departamento Municipal de Educação promovem no município de Riqueza, o Projeto Xô Dengue. A atividade é coordenada pela agende da dengue no município, Íria Farensena juntamente com a estagiária Cíntia Ferraboli. O projeto prevê a conscientização dos munícipes da importância de se evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A atividade está sendo desenvolvida entre os alunos do PETI, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Riqueza e Linha Cambucica. Através do projeto, os alunos são incentivados a elaborarem frases de prevenção à população. As duas melhores serão posteriormente confeccionadas em placas, a serem colocadas na cidade e na comunidade de Cambucica.

O Departamento Municipal de Saúde alerta a população, que com a aproximação do verão aumenta-se o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue. O Departamento comunica ainda, que houve um aumento expressivo de focos do mosquito em nossa região no último ano, exigindo a colaboração da população na adoção de algumas medidas preventivas. Alguns cuidados devem ser tomados como:

• Não deixar água acumulada em vasos de plantas. O ideal é colocar areia dentro dos pratos.

• Tampar caixas de água, tambores, latões e cisternas para impedir a entrada do mosquito.

• Tratar água de piscina com cloro, e realizar a limpeza da mesma, uma vez por semana.

• Deixar os pneus em local seco, protegidos da chuva;

• Retirar água parada de embalagens, latas, copos e tampinhas;

• Virar garrafas, vasos e baldes de cabeça para baixo;

• Manter as calhas do telhado desobstruídas;

• Nos cemitérios, colocar terra ou areia nas floreiras e jardineiras, evitando o acúmulo de água e a formação de criadouros de mosquitos;

• Deixar as tampas de vasos sanitários sempre fechados e devidamente limpos.

• Limpar seguidamente os potes em que os animais de estimação bebem água, mesmo as bordas, pois os ovos do mosquito podem sobreviver sem água por períodos de um ano ou mais.

A Secretaria Municipal de Saúde solicita à população que colabore com os agentes da dengue, já que os mesmos foram treinados para identificar e erradicar possíveis focos do mosquitos. A inspeção nas casas deve ser permitida, como medida preventiva à doença.

Prefeitura Municipal de Riqueza